AraraquaraSLIDER

Prefeitura de Novais lança o programa de prevenção ao álcool e drogas

Prefeitura de Novais lança o programa de prevenção ao álcool e drogas
O objetivo é trabalhar a prevenção entre as crianças e adolescentes, além de capacitar agentes públicos e pais para entenderem a questão

8:45 |Paula Cardoso |2018MAR28 - Foto:  ©  Tereza Genaro

O prefeito municipal de Novais, Fábio Prado, lançou na última semana, o Programa de Capacitação sobre a Prevenção ao Uso de Drogas. O projeto foi organizado no município pela Seção de Assistência Social e a Coordenadoria Municipal de Ensino. O evento ocorreu no Clube Vereador Eduardo Fernandes Dias, onde professores e pessoas cadastradas nos programas sociais do município também acompanharam. O professor e especialista Marcio Servino palestrou para os presentes.

“Estamos só no início deste trabalho, que é um desafio. Já começamos com agentes, professores e pais de alunos, a nossa intenção é fazer com que todos os estudantes de nossa cidade saibam dos malefícios das drogas para que não sejam vítimas, e não sofram as consequências que este mal pode causar em suas vidas”, frisou o prefeito.

Prado também reforçou que “esta é uma luta difícil, mas estamos dispostos a vencer. A nossa cidade cresceu bastante e, com isso, os casos de drogas, dependência química. Por isso, a necessidade de começar o processo de enfrentamento. Não queremos que as drogas destruam o nosso bem mais precioso: nossa família”.

A Câmara Municipal foi representada no evento pelo vereador Douglas Freschi Cruz. “Apoiamos a iniciativa porque entendemos que os males causados pelas drogas podem ser irreversíveis. Não queremos ver as nossas crianças e adolescentes serem vítimas deste mal social, que, geralmente, é irreversível”, disse o parlamentar.

Para a coordenadora de Ensino, Marly Cristiane Prado, “as drogas licitas e ilícitas estão presentes no cotidiano dos jovens brasileiros, e a escola, por ser um ambiente privilegiado para a reflexão e formação de valores éticos e morais, tem, junto com os pais e o poder público, um papel fundamental na prevenção ao uso de álcool e drogas pelos estudantes”, reforçou. “A Prefeitura está cumprindo o seu papel.”

O gestor da Seção de Assistência Social, Weliton Albino, parabenizou a todos pelo engajamento com o Programa. “Fico feliz que estamos no caminho certo. Demos início a este trabalho pensando em nossas crianças, que é o bem mais precioso de uma sociedade. Os pais e professores estão engajados com as capacitações e serão agentes multiplicadores da ideia da prevenção. Por isso, estou contente e esperançoso sobre o nossa atuação”, enfatizou.

Capacitação

O palestrante, Márcio Servino, especialista em dependência química está conduzindo todo o processo de capacitação, junto de sua equipe de psicólogos e terapeutas ocupacionais. Para ele, “a iniciativa da prefeitura de Novais é um exemplo para muitas outras cidades. São poucos que tem a coragem de enfrentar, de fato, esse mal, que são as drogas e a dependência química”, ressaltou.

“A questão das drogas deveria ser tratada como outros males, assim como a AIDS e o câncer de mama, cujas campanhas de prevenção foram fundamentais para diminuir a incidência das doenças. Em contraste não se faz campanhas de prevenção à dependência química, as drogas”, finalizou. “Tiro o meu ‘chapéu’ para o prefeito Fábio Prado e sua atitude protecionista; trabalhar a questão da prevenção com a sua população é fundamental, fará a diferença no futuro das crianças.”

Texto: Paula Cardoso

Foto: Tereza Genaro

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *