Araraquara

Prefeitura detalha informações sobre o apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável 

Prefeitura detalha informações sobre o apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável 

A resposta foi enviada após requerimento do vereador João Clemente (PSDB)


 Em resposta ao Requerimento nº 660/2021, de autoria do vereador João Clemente (PSDB), que pede informações sobre o Plano Municipal de Políticas Públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional e para o Desenvolvimento Rural Sustentável, o Executivo enviou à Câmara o Ofício nº 2003/2021.

De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, foram recuperadas várias estradas vicinais e trechos de algumas delas, muitas no assentamento Bela Vista, na região da Bocaiúva próximas ao Rio Jacaré Guaçu, Cabeceira do Boi, Estação do Ouro, Assentamento Monte Alegre, Recanto dos Nobres, Chácara Flora, Chibarro, Bairro dos Machados e Bueno de Andrada. Nessas estradas, foram construídas bacias de captação para facilitar a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. O orçamento que contempla manutenção de estradas rurais é de R$ 478.640,00, porém há empenhos, ou seja, reserva de recursos na ordem de R$ 2.200.000,00 referentes a processo licitatório em andamento.

Até dezembro de 2020, foram desenvolvidas as ações de proteção e preservação de nascentes e rios, como a recuperação da represa do Lajeado; desassoreamento da Represa de Captação do Paiol; revitalização do Córrego do Tanquinho; revitalização da Área de Preservação Permanente do Córrego do Pinheirinho – Parque São Paulo; limpeza e manutenção do Córrego do Martins e Capão do Paiva e revitalização da Nascente Modelo de Água Branca.

A Coordenadoria da Agricultura da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, ainda se manifestou dizendo que há o fomento da produção de alimentos, bem como os canais de escoamento, como: feiras dos Produtores e programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. A Secretaria Municipal da Educação ainda efetua compras da agricultura familiar, bem como com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. No que diz respeito às ações para produção, comercialização e consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos foram implementadas, há a capacitação via cursos do SENAR e UNIARA, além da realização de uma feira de produtos agroecológicos na Praça da Fonte Luminosa do Daae.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *