Araraquara

Prefeitura e Câmara comemoram o Dia do Guarda Municipal

Prefeitura e Câmara comemoram o Dia do Guarda Municipal

Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (19/2) no plenário do Legislativo

A Prefeitura e o Legislativo de Araraquara comemoraram o Dia do Guarda Municipal na noite de sexta-feira, 19 de fevereiro, no plenário do Palacete “Carlos Alberto Manço”. A data (4 de fevereiro) integra o calendário oficial do Município de Araraquara e foi instituída por meio da lei municipal nº 6064/03, de 28 de novembro de 2003, de autoria do vereador Idelmo “Pantera” Pereira da Silva.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Gerson da Farmácia (PMDB). A mesa principal contou ainda com as presenças do prefeito Marcelo Barbieri, Tenente Santana, secretário de Segurança Pública e vereador licenciado, Marcos Roberto da Silva, coordenador da Guarda Civil Municipal, e Idelmo Pantera, ex-vereador.

O “Dia do Guarda Civil Municipal” de Araraquara, a ser comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, foi criado para homenagear os profissionais dessa área que colaboram para a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal. Na ocasião, o governo municipal enaltece os Guardas Civis Municipais que mais se destacaram em suas atividades.

Durante a sessão, doze Guardas Civis Municipais receberam a “Medalha de Mérito Pessoal” por uma década de bons serviços à comunidade araraquarense. São eles: Acácio Eduardo Boldi; Ademir Aparecido Timpani Carvalho; Danilo João de Oliveira Soler; Fernando Alonso da Cruz Andriani; Gisele Marcondes Aquino; Juliana Záccaro; Márcia Aline Bonifácio; Marcos Antonio Gonçalves da Silva; Michel André Mascia; Paulo Cesar Gotardo Rodrigues; Rafael Aparecido de Souza; Reginaldo Bolato; Sandro Domingos do Amaral.

Alguns receberam também a “Medalha Destaque do Ano” – Valor Prata e Valor Bronze –, honraria destinada aos integrantes da Corporação que se destacaram no ano anterior.

Em Araraquara, a Guarda Civil Municipal foi instituída em 5 de janeiro de 2001. No ano de 2002, depois de passar por formação e treinamento, foi formado o primeiro pelotão de guardas municipais. Inicialmente a GCM desenvolvia a vigilância, guarda e proteção dos próprios municipais e serviços públicos, além de colaborar com a Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil. Recentemente foi atribuída aos guardas a função de Fiscais Municipais, além de colaborarem com os Agentes de Trânsito, podendo autuar e aplicar multas.

“Os guardas municipais cumprem importante função na segurança e proteção no município, com dedicação e amor à causa pública”, disse o parlamentar Gerson da Farmácia.

Para Marcelo Barbieri “é um orgulho para Araraquara ter uma guarda como essa, uma instituição sólida”. Já Tenente Santana ressaltou que “todo o reconhecimento da corporação, tanto por parte do poder público como pela comunidade, se fez com a união dos guardas municipais”.

Amigos e parentes dos homenageados também prestigiaram o evento. O vídeo completo pode ser visto na programação da TV Câmara, no Canal 17 da NET digital e no site da Câmara (http://www.camara-arq.sp.gov.br/site).

Agraciados com a Medalha “Valor Prata”

ACÁCIO EDUARDO BOLDI

O GCM Acácio desempenha suas funções no patrulhamento e atualmente presta serviços no Parque Pinheirinho, onde se destaca pela sua dedicação e comprometimento com o trabalho, mostrando sempre ser fiel cumpridor de suas obrigações.

JULIANA ZACARO

A GCM Zacaro presta serviços junto à administração da Base da Coordenadoria da Guarda Civil Municipal, onde realiza suas atividades com maestria. Também apoia seus companheiros no patrulhamento, sempre demonstrando solicitude e voluntariedade.

Agraciados com a Medalha “Valor Bronze”

DOUGLAS RODRIGO JANINE

O GCM Douglas trabalha na manutenção de viaturas. Atua com dedicação, profissionalismo e disposição. Sempre que necessário também atua no patrulhamento, cabendo destacar seu arrojo e sentimento humanitário durante o atendimento das ocorrências, como quando ao perceber que um indivíduo estava se afogando na lagoa do Parque Pinheirinho, sem qualquer relutância, mesmo fardado e equipado, atirou-se nas águas e retirou a vítima, realizando nela as técnicas de recuperação cardiorrespiratória.

FERNANDO ALONSO DA CRUZ ANDRIANI

O GCM Fernando executa suas funções no policiamento. Perspicácia e tirocínio policial são características desse agente, que tem participado diretamente de várias prisões em flagrante delito de indivíduos por uso e tráfico de drogas, dentre outras.

ÍCARO DE SOUZA GOMES DA SILVA

O GCM Gomes executa suas funções no policiamento. Dedicação ao serviço e aguçada perspicácia são traços desse guarda, que tem atuado em diversas ocorrências que culminaram com as prisões em flagrante delito de criminosos.

PAULO CÉSAR GOTARDO RODRIGUES.

O GCM Gotardo presta serviços na Central de Vídeo Monitoramento, onde trabalha com extremo profissionalismo, tendo conseguido identificar criminosos na prática de ações delituosas, repassando tais informações ao efetivo do policiamento que, em alguns casos, culminaram em prisões e recuperação de veículos furtados.

LUCIANO ALBINO CARDOSO

O GCM Luciano presta serviços na “UPA CENTRAL”, onde se destaca pela sua educação e sentimento humanitário, dando os devidos encaminhamentos aos pacientes e familiares, buscando sempre manter um ambiente harmonioso naquela casa de saúde.

IARA BENEDITA TREVISAN

A GCM IARA atualmente presta serviços na “Casa Abrigo de Mulheres”, onde as vítimas de “violência doméstica” permanecem alojadas e protegidas de seus algozes. Graças ao seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e sensibilidade feminina, consegue dar efetiva proteção às mulheres necessitadas e também confortá-las nesse momento tão difícil de suas vidas.

Luis A Zakaib
i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *