SLIDER

Presidente do Irã diz, ‘EUA pagarão caro caso abandonem acordo nuclear’

Presidente do Irã diz,  ‘EUA pagarão caro caso abandonem acordo nuclear’
Hassan Rouhani advertiu em entrevista à emissora CNN, que a retirada do acordo nuclear com o Irã estabeleceria um precedente diplomático

19SET2017|  7:57 - Tensão - Foto: © REUTERS/Ray Stubblebine

Em entrevista à emissora CNN, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, advertiu que os EUA “pagarão caro” se o presidente Donald Trump cumprir suas ameaças de abandonar o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, sigla em inglês), o acordo nuclear com o Irã. Este acordo seria um dos temas discutidos na Assembleia Geral da ONU nesta semana em Nova York.

 Segundo Hassan Rouhani, “a saída do acordo teria um alto custo para os EUA, e não acho que os norte-americanos estejam dispostos a pagar um custo tão alto por algo que vai ser inútil para eles”. O líder do Irã acrescentou que este passo “não só dará resultados para os EUA, mas vai diminuir e minar a confiança internacional depositada nos EUA”.

O presidente iraniano ressaltou que Teerã está disposto a responder à possível retirada dos EUA do acordo e a resposta seria dada “muito rapidamente”, “provavelmente em uma semana”. “Se os EUA quiserem aumentar as tensões, verão a reação do Irã”, disse ele.

Rouhani advertiu na entrevista que a retirada do acordo nuclear com o Irã estabeleceria um precedente diplomático. De acordo com o presidente, seria difícil convencer outros países, como a Coreia do Norte, a sentar-se à mesa de negociações com Washington, porque “eles pensariam que depois de anos de negociações e um possível acordo, a próxima administração dos EUA poderia passar por cima do mesmo ou simplesmente abandoná-lo”.

Anteriormente, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, advertiu Washington que Teerã não será intimidada pelas ameaças do presidente Donald Trump de romper o acordo nuclear. O Irã, segundo ele, reagirá fortemente a qualquer “ação equivocada” que pode minar o JCPOA. Com informações do Sputnik News.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *