Primeiro contato do bebê com a gripe determina a sua imunidade futura

Primeiro contato do bebê com a gripe determina a sua imunidade futura

| IDNews |Via Notícias ao Minuto |Brasil|

Um estudo recente aponta que aqueles que nascem numa altura em que um determinado vírus da gripe está dominante apresentam um risco significativamente menor de contrair esse vírus ao longo da vida

IDN/Saúde

Cientistas das universidades McMaster e de Montreal, no Canadá, apuraram que o primeiro tipo de vírus da gripe a que somos expostos quando somos bebés determina a nossa capacidade de combater a doença no futuro, e em qualquer idade.

A pesquisa, publicada no periódico Clinical Infectious Diseases, e divulgada pela revista Galileu, reforça a teoria há muito designada pelos especialistas como ‘impressão antigénica’. Fenômeno este de acordo com o qual ao sermos expostos precocemente a um dos vírus da gripe, o organismo humano ‘imprime’ o microrganismo do sistema imunológico do indivíduo em questão, o que por sua vez condiciona a capacidade de resposta à patologia pelo resto da vida.

Consequentemente, conforme reporta a Galileu, os especialistas apuraram que as crianças que nasceram quando o tipo H1N1 era mais prevalecente apresentavam uma maior resistência à gripe nas épocas de aumento desse vírus. Entretanto quem nasceu nos períodos dominados pelo H3N2 está por sua vez menos suscetível a esse agente infeccioso.

Nesse sentido, os autores do estudo sugerem que, em épocas de epidemias, as autoridades de saúde pública deveriam avaliar quem apresenta maior risco tendo como base a faixa etária da população e os vírus dominantes no momento do seu nascimento.

“Compreender como a imunidade nos deixa protegidos ou suscetíveis é realmente importante para nos ajudar a identificar as populações que estão em maior risco durante epidemias sazonais e novos surtos”, afirmou Matthew Miller, um dos líderes do estudo, num comunicado divulgado à imprensa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *