EsportesSLIDER

Privatização de Interlagos mantém indefinição sobre GP do Brasil de F1

Privatização de Interlagos mantém indefinição sobre GP do Brasil de F1
Pela previsão do prefeito, segundo declarou nesta quarta-feira, o autódromo deve ser leiloado até abril

27OUT2017|  7:36 - F1 Interlagos - Foto: © REUTERS/Paulo Whitaker

OGP do Brasil de Fórmula 1 ainda tem mais três anos de contrato com a cidade de São Paulo. Mas os organizadores da corrida estão preocupados com o futuro da prova. O motivo é a futura privatização do autódromo de Interlagos, prevista pelo prefeito João Doria para 2018. Como o circuito deve mudar de mãos, o direção do GP não sabe com quem negociará a renovação do vínculo, o que deveria acontecer no próximo ano.

 Pela previsão do prefeito, segundo declarou nesta quarta-feira, o autódromo deve ser leiloado até abril. No momento, o projeto de lei da privatização tramita na Câmara de Vereadores e o executivo municipal conta com maioria no Legislativo para confirmar a aprovação. O passo seguinte seria a manifestação de interesse por parte dos investidores, o que seria seguido pelo próprio leilão, que o prefeito pretende fazer na Bovespa.

Se esta programação atrasar, o leilão poderá ser adiado para o segundo semestre, mantendo a indefinição sobre os novos donos do circuito. Isso atrapalharia os planos do promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi, de negociar em 2018 a renovação do contrato que acaba em 2020. Na Fórmula 1, é costume iniciar as tratativas com dois anos de antecedência porque, em caso de fim de vínculo, os organizadores podem ter tempo para buscar novo local para a prova.

“Possivelmente, o autódromo vai mudar de dono em algum momento de 2018”, disse Rohonyi, sem esconder a preocupação. “Vamos ter que tomar no decorrer do ano que vem uma decisão quanto ao que vai acontecer em 2021. Isso precisa ser decidido no ano que vem. É o tempo normal”, reforçou.

Doria garante que, pelo projeto de privatização, os futuros novos donos do autódromo terão que cumprir o contrato com a Fórmula 1 até 2020 e manter a vocação automobilística da área. Mas, a partir de 2021, o GP se torna uma incógnita em São Paulo. “Estamos aguardando para descobrir qual será a configuração do novo contrato com o futuro proprietário. E para saber se o novo dono desejará estender o contrato”.

O prefeito de São Paulo espera que o autódromo de Interlagos siga o modelo do circuito de Yas Marina, que conta com diversos provas de automobilismo e eventos particulares ao longo do ano em Abu Dabi. O promotor do GP brasileiro, contudo, acredita que o modelo não seria aplicável na capital paulistana. “Não dá para comprar. O GP de Abu Dabi pertence a um fundo ligado ao governo, com US$ 2 trilhões para investir. Lá tudo é possível”.

Outra fonte de preocupação para o GP brasileiro é a possível ausência de um piloto brasileiro no grid a partir de 2018. Felipe Massa ainda não renovou o seu contrato com a Williams e seu futuro na equipe parece cada vez mais improvável. Além disso, os prejuízos recorrentes nos últimos anos poderiam fazer a Liberty Media, nova dona da Fórmula 1, a repensar a corrida no Brasil.

ALTERNATIVAS – Sem garantias para seguir em São Paulo depois de 2020, a direção do GP do Brasil já tem plano B. Diversas cidades estão no radar, mas as mais cotadas são Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília. Nas três primeiras, a prova seria de rua. Na capital do País, a opção seria o Autódromo Internacional Nelson Piquet.

O setor de engenharia conta com projetos para estes e outros municípios, com estimativas de custos e investimentos. Engenheiro-chefe do GP, Luis Ernesto Morales avalia que seriam necessários seis meses para obras e reformas necessárias para realizar corridas de ruas nestas cidades. Tudo dependeria, claro, da definição sobre São Paulo e das eventuais negociações com prefeituras e governos do Estado destes locais.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *