Problema da carne do Brasil é controle sanitário, diz União Europeia

Problema da carne do Brasil é controle sanitário, diz União Europeia
“A carne brasileira é fantástica e merece ter um sistema de controle sanitário do mais alto nível”, disse o embaixador da UE no Brasil

10JUL2017|  9h12 - CARNE FRACA

O embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Cravinho, afirmou que o problema da carne brasileira não está no produto em si, mas sim na falta de controle sanitário.

 Em entrevista ao jornal O Globo, Cravinho destacou que a UE enviou no mês passado uma carta ao Ministério da Agricultura exigindo maior rigor na fiscalização, pois o deficiente é o sistema de controle sanitário. Ele também ressaltou que a Operação Carne Fraca da Polícia Federal tornou o problema conhecido a nível nacional e internacional.

“Não estamos olhando para o problema da carne, mas para o problema da fiscalização. A carne brasileira é fantástica e merece ter um sistema de controle sanitário do mais alto nível, porque, assim sendo, a carne é imbatível”, comentou o embaixador.

Segundo Cravinho, a preocupação da UE não é exatamente com o esquema de corrupção, mas com o sistema de fiscalização do setor público. A carta encaminhada ao ministro Blairo Maggi pelo comissário de Saúde do bloco, Vytenis Andriukaitis, falava sobre este problema e, como destaca o embaixador da UE, a capacidade de o Brasil monitorar desde o abate até a exportação não é adequada.

“Neste momento, não temos qualquer impedimento da carne brasileira no mercado europeu. Ou melhor, impedimos a carne de cavalo, que era uma parcela pequena das exportações para a Europa, e a suína, que nunca foi autorizada. A bovina não foi afetada na inspeção. Em relação à carne de frango, havia não só deficiências no controle sanitário como irregularidades na fronteira. Portanto, colocou-se a exigência de um certificado de controle sanitário no momento da saída do produto no Brasil”, ressaltou.

A publicação refere que o Brasil exportou cerca de US$ 2,5 bilhões de dólares de carne, frango e derivados para a União Europeia em 2016.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *