Professor Elson Longo participa de banca de doutorado na UFRN

Professor Elson Longo participa de banca de doutorado na UFRN
Os materiais que pertencem a família dos molibdatos têm uma longa história de…

03SET2017|  6:49 - JOSÉ ANGELO SANTILLI - FOTO: CDMF

Foi realizada no dia 31 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a defesa de doutorado de Claudio Romero Rodrigues de Almeida, com a tese intitulada “Síntese e caracterização das propriedades fotoluminescentes do CaMoO4 dopado com terras raras Eu+3, Tb+3, Tm+3 obtidos pela técnica de spray pirólise ultrassônico”. Entre os membros da banca estava o coordenador do CDMF, professor Elson Longo.

A pesquisa, que é parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGCEM) do Centro de Tecnologia da UFRN, teve como membros da banca o professor Carlos Alberto Paskocimas, orientador e presidente; Fabiana Villela da Motta e Maurício Roberto Bomio Delmonte, da UFRN; Maxymme Mendes de Melo do IFRN; e o professor Longo.

Resumo

Os materiais que pertencem a família dos molibdatos têm uma longa história de aplicações práticas e têm sido objeto de extensas pesquisas ao longo do tempo. O grande interesse nestes compostos reside em suas excelentes propriedades ópticas, que formam a base de sua utilização como substâncias fosforescentes, materiais para lasers, e detectores de cintilação entre outros.

Os fósforos são materiais luminescentes com grande interesse industrial devido à sua extensa faixa de aplicações tais como, LEDs (light-emitting diodes), FEDs (field emission displays), CRTs (cathode ray tubes), entre outras. O grande desafio atual da comunidade científica é a produção de um dispositivo LED estável capaz de emitir luz branca (fósforo branco), e não fruto da combinação de LEDs de cores diferentes. A morfologia, cristalinidade, tamanho e distribuição das nanopartículas são características que influenciam diretamente nas propriedades luminescentes destes materiais. Estudos recentes no conhecimento do controle da síntese e obtenção das nanopartículas e de suas possíveis aplicações tecnológicas têm motivado estudos mais abrangentes sobre os processos de formação das mesmas. A técnica de spray pirólise ultrassônica, por sua vez, é uma técnica de produção contínua de pós, de apenas uma etapa, de fácil controle dos parâmetros e que sintetiza materiais com elevada pureza. Neste trabalho foi estudado a obtenção de materiais cerâmicos de molibdato de cálcio (CaMoO4) dopado com diferentes concentrações de terras raras (TR = Eu+3, Tb+3, Tm+3) a partir da técnica de spray pirólise ultrassônico. A caracterização estrutural dos materiais obtidos foi realizada por intermédio de difração de raios-X (DRX) e espectroscopias Raman (FT-Raman) e ultravioleta-visível (Uv-Vis), microscopia eletrônica de varredura com canhão de elétrons por emissão de campo (MEV-FEG) e as propriedades ópticas dos materiais foram caracterizadas por fotoluminescência (PL) e as coordenadas cromáticas calculadas pela combinação de cores a partir dos resultados dos espectros de emissão.

Legenda: Maxymme Mendes de Melo, Fabiana Villela da Motta, Elson Longo, Cláudio Romero Rodrigues de Almeida, Carlos Alberto Paskocimas, Mauricio Roberto Bomio Delmonte

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *