Educação & Cultura

Professora de Biologia da Uniara é coautora de capítulo de livro sobre formação docente

Obra pode ser baixada gratuitamente na internet


A professora do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Maria Betanea Platzer, é autora, juntamente com o professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Diógenes Valdanha Neto, de um capítulo do livro “Formação docente: Contextos, sentidos e práticas”, organizado por Jadilson Marinho da Silva. A obra pode ser baixada gratuitamente no site da Atena Editora – https://bit.ly/3KQdAla.

O capítulo tem como título “O processo de orientação de iniciação científica na formação do professor de biologia: argumentos a partir de uma experiência”. “Nele, é apresentado um relato de experiência sobre a trajetória de nós dois, Maria Betanea e Diógenes, como orientadores de uma pesquisa desenvolvida por um aluno do curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Uniara. Assim, nessa publicação, compartilhamos a sistematização de uma experiência de formação inicial, que permite visualizar diversos movimentos formativos tanto do orientando quanto dos orientadores”, explica Platzer.

Ela conta que o estudo desenvolvido pelo graduando teve como objetivo central investigar as concepções de meio ambiente manifestadas por professores e alunos do ensino fundamental de uma escola pública municipal localizada no interior de uma Reserva Extrativista da Amazônia brasileira. “Consideramos valiosa a possibilidade de escrever sobre nossa trajetória como orientadores e, assim, divulgar essa atividade a partir de nossas vivências e perspectivas”, declara a docente.

A coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, detalha que o artigo relata a experiência de lapidação nessa orientação do projeto de iniciação científica do estudante. “Foi uma orientação primorosa feita pela Betanea e pelo Diógenes, de formações diferentes, que deram origem a várias publicações, cumprindo com louvor todos os passos de uma pesquisa científica”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *