Araraquara

Profeta Gentileza, abre Semana do Sapateado neste sábado (21)

Profeta Gentileza, abre Semana do Sapateado neste sábado (21), o espetáculo em reverência a José Datrino, figura popular que viveu no Rio de Janeiro, é parte do projeto vencedor do Proac Editais na categoria dança
14:45| 20/05/2016
Sapateado

Sábado (21) tem início a 16ª edição da Semana do Sapateado com a apresentação do espetáculo de sapateado percussivo “Profeta Gentileza, o Chacrinha das Calçadas”, com a Cia. Papapumpá. A apresentação acontece às 17 horas, na área externa do Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina e celebra o Dia Internacional do Sapateado, comemorado em 25 de maio. A entrada é gratuita e aberta a quaisquer interessados.

O espetáculo em reverência a José Datrino, figura popular que viveu no Rio de Janeiro, é parte do projeto vencedor do Proac Editais na categoria dança, do Governo do Estado de São Paulo. Uma premiação inédita na cidade que tem percorrido praças públicas locais e regionais, levando gratuitamente o espetáculo a centenas de pessoas.

“Estamos cumprindo um total de 22 apresentações por 10 praças da cidade de Araraquara e outras 12 cidades e distritos da região”, diz Renata Crespi, diretora artística da companhia. Dani Perez, bailarina e coreógrafa da companhia explica que a força do projeto está no conceito base que propõe “a descentralização do produto cultural, democratização do acesso à cultura e promover a acessibilidade das diversas camadas da população aos produtos culturais independente de condições sociais e financeiras”.

A partir deste conceito surgiu a itinerância por lugares onde não há aparelhos culturais para que o sapateado pudesse ser apreciado por pessoas que talvez nunca tivessem acesso direto a esta arte. “No Assentamento Bela Vista e em Dobrada, por exemplo, senhores e senhoras vinham até nos perguntar o nome da dança”, comenta Dani. “Nem mesmo, ‘sapateado’, era uma palavra que eles conheciam. Parece incrível, mas é uma realidade que estamos encontrando nesta itinerância”, completa.

Com 10 anos de existência, a Cia de Sapateado Papapumpá foi contemplada em 2015 com o edital Proac para a produção de espetáculo inédito e temporada de dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Para celebrar este ano de aniversário a companhia se dedica a criar um espetáculo visando ocupar o espaço público por meio da dança, reapresentando para o cidadão a praça pública como espaço de reunião.

A Cia. acredita que a figura de Gentileza representa esta possibilidade de ocupação da cidade por meio da arte tendo o próprio espaço urbano como suporte para a performance.

Gentileza – O profeta se chamava José Datrino, empresário do ramo de transporte de cargas que em 1961, após o incêndio do “Gran Circus Norte-Americano” em Niterói – a maior tragédia circense da história – teve uma revelação premonitória e espiritual que o levou a abandonar todos os seus bens materiais e se tornar um profeta. Profeta Gentileza, como ficou popularmente conhecido, cunhou a famosa expressão “gentileza gera gentileza”. Além de ser uma figura usualmente vista pelas ruas do Rio de Janeiro pregando com seu estandarte e distribuindo flores, Gentileza marca a paisagem carioca – a partir dos anos 80 –  com uma grande intervenção urbana: entre a Rodoviária Novo Rio e o Cemitério do Caju, numa extensão de 1,5 km, Gentileza realiza seus 56 escritos murais sobre pilastras do Viaduto do Gasômetro. Seu objetivo era transformar as pilastras em tábuas de seus ensinamentos como um livro a céu aberto.

O título do projeto é inspirado em um dos muitos “apelidos” que a imprensa carioca deu a José Datrino ao longo de sua vida de profecia. Após ter sido preso no Mato Grosso por estar pregando nas ruas sem a bíblia, Gentileza retorna ao Rio de Janeiro e inaugura um novo estilo somando ao seu característico figurino – que já incluía flores, cataventos, e estandarte – uma cartola. A manchete dos jornais, então, anuncia: “O CHACRINHA DAS CALÇADAS”. Apelido este que ele gostou, assumiu e que de certa forma sintetiza sua existência como um profeta urbano.

Vale destacar que o espetáculo, ainda em maio, será apresentado, no dia 26, em Matão (Casa da Cultura, às 14h) e em Bueno de Andrada (Praça da Capela do Sagrado Coração, às 17h).

A programação completa da Semana do Sapateado, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, está disponível no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

SERVIÇO
Abertura da 16ª Semana do Sapateado
Espetáculo: “Profeta Gentileza, o Chacrinha das Calçadas”, com Cia Papapumpá
Data: 21/05 (sábado) – Horário: 17 horas

Local: Área externa do Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)

Programação gratuita

IDNews-Usa_Portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *