Araraquara

Programa de reabilitação pós-Covid é sugerido em indicação 

Programa de reabilitação pós-Covid é sugerido em indicação 

Autor do documento é o vereador Gerson da Farmácia (MDB)


Na sexta-feira (9), o vereador Gerson da Farmácia (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, encaminhou ao Executivo a Indicação nº 1.524/2021, apontando a necessidade de se criar um programa para reabilitação de pacientes após a alta hospitalar de internação por Covid-19. “Dados do Ministério da Saúde mostram que, mesmo após a cura da Covid-19, cerca de 40% dos doentes continuam com algum tipo de sintoma ou desenvolvem novos problemas ligados à doença depois que deixam as UTIs ou enfermarias”, explica o parlamentar. “A implantação deste programa poderá garantir a recuperação completa desses pacientes.”

O vereador aponta que entre as principais sequelas documentadas, resultado de estudos com pacientes que se recuperaram do novo coronavírus, estão as motoras, pulmares, psicológicas e nutricionais. Ele sugere a utilização da estrutura do Centro Especializado em Reabilitação (CER) “Dr. Eduardo Lauand” para atender a esses pacientes. “O serviço já conta com diversos serviços de reabilitação, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem. A Prefeitura poderia realizar um estudo de viabilidade para efetuar os procedimentos do programa nesse local.”

Experiências bem-sucedidas

Araraquara não seria a primeira cidade a implantar um programa de recuperação pós-Covid. A necessidade de prestar apoio a pacientes depois de longos períodos de internação em enfermaria ou UTI, muitas vezes com intubações, tem se mostrado urgente em praticamente todos os municípios em seu enfrentamento à pandemia.

No estado do Piauí, por exemplo, o tratamento de reabilitação para pacientes com sequelas neurológicas e respiratórias decorrentes da Covid-19 é feito, de forma gratuita, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, e no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Parnaíba. Os pacientes são encaminhados por médicos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Municipal “José Lucas Filho”, de Contagem (MG), participa do Projeto Reab, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o objetivo de promover a reabilitação após a alta hospitalar. O hospital recebeu equipamentos e treinamento, e já começou a registrar quedas nas reinternações decorrentes de problemas de saúde pós-Covid-19.

Outra cidade que está trabalhando na reabilitação é Santos (SP), onde foi aberto um ambulatório pós-Covid pela Secretaria Municipal de Saúde, destinado a pessoas que foram hospitalizadas e ficaram com sequelas motoras e/ou respiratórias, além da saúde emocional abalada. Os atendimentos são realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e na Seção de Recuperação e Fisioterapia (Serfis), após encaminhamento pelos equipamentos da rede municipal de saúde. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e profissionais de enfermagem. Eles desenvolvem um projeto de tratamento individual, de acordo com as sequelas apresentadas pelo paciente. De acordo com os profissionais, as mais comuns estão cansaço, falta de ar, fraqueza muscular e abalo psicológico.

O objetivo do Projeto Reab é promover a reabilitação dos pacientes após a alta hospitalar, reduzindo o número de reinternações por conta de problemas associados à Covid-19. O processo permite uma alta segura aos internados, baseado em experiências que tiveram êxito em outros protocolos clínicos usados como objeto de estudo. Os pacientes saem da internação e continuam acompanhados, para que não retornem ainda com complicações da Covid-19.

O Hospital Municipal de Contagem recebeu equipamentos que auxiliam no atendimento aos pacientes e, além disso, equipes passaram por treinamento com profissionais do Sírio Libanês e do Ministério da Saúde.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *