Araraquara

Programação cultural Setembro Verde & Azul com Libras

Programação cultural Setembro Verde & Azul com Libras

IDNews | Brasil | Théo Bratfisch

Instituto Idioma Surdo disponibilizou intérprete da língua brasileira de sinais na programação do mês

IDN/Interior/Araraquara

 Em Araraquara, a programação da campanha Setembro Verde & Azul, propiciou visibilidade aos direitos das pessoas com deficiência e aos direitos das pessoas surdas.

Durante o mês de setembro, foram realizadas tribunas populares com participação de entidades socioassistenciais atuantes no município e uma audiência pública com encaminhamentos aos órgãos públicos pela Câmara Municipal, coral, missa, exposição, palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão e chá inclusivo com pais e amigos das pessoas com deficiência, além de promover o direito das pessoas com deficiência ao acesso à Cultura.

 Pessoas com deficiência e seus acompanhantes, puderam participar dos eventos culturais com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que foi disponibilizado pelo Instituto Idioma Surdo, em visitas monitoradas nos museus municipais e em eventos da programação.

Por ocasião da campanha Setembro Verde & Azul, pessoas com deficiência puderam assistir gratuitamente e pela primeira vez um filme em tela de cinema, com equipamentos de audiodescrição para pessoas cegas e com Libras para pessoas surdas, disponível no Cinema Moviecom. A legislação garante desconto de 50% para pessoas com deficiência e um acompanhante em eventos culturais e esportivos.

A comissão organizadora da programação é formada em parceria entre a APAE e o Instituto Idioma Surdo com a participação de entidades socioassistenciais com apoio da Associação Comercial e Industrial e Serviços de Araraquara (Acia) e da Câmara Municipal de Araraquara pelos gabinetes dos vereadores Roger Mendes e Elias Chediek, respectivamente, autores das leis municipais das campanhas institucionais ‘Setembro Verde’ e ‘Setembro Azul’.

Eventos gratuitos neste fim de semana e com Libras:

 

28 (sábado) das 9h30 ao meio-dia, tem visita monitorada no Museu Voluntários da Pátria na Praça Pedro de Toledo s/n (Centro).

28 (sábado) às 20h, tem ‘Circo da Cuesta’ no Sesi (Vila Xavier) com apresentações circenses, mágicas, poemas e brincadeiras para todos os públicos e reserva de ingressos pelo site.

29 (domingo) com inscrições no local a partir das 8 horas, acontece o 6° Passeio Ciclístico da Apae animado com  carreta de som, partindo e retornando da Apae (ao lado do Tiro de Guerra na Vila Xavier) com percurso até o Cear, com exposição de bicicletas antigas.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *