Araraquara

Projeto ‘Araraquara Pela Vida’ ganha visibilidade com apoio da Câmara

Projeto ‘Araraquara Pela Vida’ ganha visibilidade com apoio da Câmara

Detalhes das ações do grupo foram passadas aos vereadores Aluisio Boi e Guilherme Bianco


A Câmara Municipal de Araraquara faz parte de um pequeno grupo de órgãos públicos pioneiros no Brasil a oferecer máscaras PFF2, consideradas Equipamento de Proteção Individual (EPI), a todos os integrantes do Legislativo: vereadores, servidores e terceirizados. A iniciativa nasceu a partir da Indicação número 1962/2021, encaminhada ao Executivo pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B), recomendando a necessidade de distribuição de kits de máscara de proteção respiratória PFF2 pelo município de Araraquara para os servidores da educação. “Pensei que deveríamos dar o exemplo, e apresentei ao presidente Aluisio Boi um ofício pedindo que essa possibilidade fosse estudada para ser implantada aqui, pois nós, da Câmara, teríamos que dar o exemplo. E, felizmente, as providências foram efetivadas rapidamente”, lembrou Bianco.
Essa tomada de decisão se deu após a participação de membros do projeto ‘Araraquara Pela Vida’, na Tribuna Popular da Câmara, quando defenderam os benefícios que a PFF2 proporciona como proteção ao contágio da covid-19, pois sua eficácia, segundo pesquisa conduzida no Instituto de Física da USP, publicada na revista científica Aerosol Science and Tech, concluiu que os modelos mais eficazes para filtrar as partículas do novo coronavírus são as máscaras cirúrgicas e as do tipo PFF2.
Vivian Alves Pacheco e Wendy Moretti, integrantes do projete ‘Araraquara Pela Vida’, se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB) e com Bianco, para falar sobre o movimento desencadeado pela Câmara de Araraquara, que abraçou o projeto e que, para o grupo, dará mais visibilidade à proposta. “É muito importante que esses espaços façam a distribuição das máscaras, passando as orientações de como utilizar de forma segura, como fazer o descarte adequado e tudo o mais, e que assimilem o nosso objetivo, que é conscientizar e combater à covid-19 com base na ciência”, ressaltou Vivian.
O presidente da Câmara ressalta que “estamos vivendo um momento importante de defesa da vida e da ciência. O Legislativo foi instigado e fizemos uma consulta à procuradoria da casa, que nos informou a necessidade de tomar a medida de distribuição dos EPIs, que têm um custo baixo, mas oferecem proteção extremamente eficaz. Como nos foi mostrado, as máscaras PFF2 verdadeiramente geram uma forte vedação, o que protege quem está usando e aqueles que estão ao redor, evitando a contaminação. É mais uma arma contra o contágio”.
Projeto Araraquara Pela Vida
O projeto ‘Araraquara Pela Vida’ tem por objetivo a conscientização, incentivo e acesso ao uso de máscaras padrão PFF2, com mobilização de ações para o combate à covid-19 em Araraquara e é realizado por alunos da Unesp, que participam como voluntários, apoiados pelo Centro Acadêmico de Administração Pública, pela Universidade e por vários cursos.
Eles realizam a distribuição de kits de máscaras padrão PFF2/N95, mais eficientes para proteção facial, em escolas e aos trabalhadores, em pontos de ônibus espalhados pela cidade. Até agora, foram distribuídas mais de 1.100 máscaras, com expectativa de entregar 1.500 até o final do mês de junho.
Para conseguir manter essa iniciativa e até ampliar seu alcance, os voluntários estão pedindo a colaboração da sociedade civil. “Temos recebido muitas doações de máscaras físicas, o que nos ajuda bastante, mas os cidadãos de Araraquara também podem ajudar fazendo transferências de qualquer valor através do Pix, cuja chave é [email protected] e por meio de uma vaquinha virtual, disponibilizada nas redes sociais. Todos podem acompanhar o nosso trabalho no instagram, facebook e twitter”, disse Vivian.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *