Ícone do site IDNews

Projeto de ampliação da vigilância através de câmeras compartilhadas tem apoio da Câmara Municipal

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |
IDN/Araraquara

A Câmara Municipal de Araraquara, representada pelo seu presidente, vereador Tenente Santana (MDB), e pelos vereadores Elias Chediek (MDB) e José Carlos Porsani (PSDB), com participação efetiva desde o início do Projeto Câmera Cidadã, por sua aprovação, marcou presença na tarde desta quarta-feira (24) na apresentação do projeto para a população, na sala de reuniões do Paço Municipal.

Com todos os lugares ocupados, foi exibido um vídeo detalhando os principais pontos do projeto, que segundo o coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, visa ao monitoramento de imagens de câmeras particulares compartilhadas voluntariamente. “Essas câmeras serão compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Civil Municipal e Polícias Civil e Militar, por meio do sistema Detecta. Será uma importante contribuição para as investigações de forma a prevenir e identificar autores de delitos”, enfatizou.

A perspectiva é atingir duas mil câmeras que farão o monitoramento urbano, de leitura automática de placas e de próprios municipais.

Santana, com grande experiência no setor de segurança pública por força de sua profissão, destacou em sua fala que esse “é um excelente projeto colocado à disposição da população”. Para ele, “tudo o que vem para minimizar os problemas de falta de segurança enfrentados hoje pelos cidadãos, tanto na prevenção como na repressão, merece o nosso aplauso”.

O prefeito Edinho Silva (PT) foi enfático quando afirmou que “o que estamos propondo é algo parecido com o que há de mais avançado em segurança no mundo”, salientando que “Araraquara dá um passo importante na construção de uma política de segurança pública eficiente”.

O cidadão que quiser participar do programa Câmera Cidadã deve entrar no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) e seguir o passo a passo.

Participaram da apresentação vários secretários municipais, empresários do setor de monitoramento privado e de internet, o capitão Zecheto, comandante da 1ª Cia de Policiamento, representando o Tenente coronel Adalberto José Ferreira, comandante do 13º BPM/I, e o delgado Edmar Piccolo Júnior, representando o delegado Seccional Fernando Luiz Giaretta.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile