AraraquaraSLIDER

Projeto de Edson Hel tem desdobramentos positivos na área da saúde

Projeto de Edson Hel tem desdobramentos positivos na área da saúde
Esse olhar é o mesmo do Dr. José Carlos Arrojo Jr., coordenador executivo da Atenção Básica, que vai…

05AGO2017|  9:26   -  IMPRENSA CAM

A Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, instituída por meio de Projeto de Lei do vereador Edson Hel (PPS), realizada na primeira semana de maio, continua gerando benefícios à população, com desdobramentos ligados à área da saúde.

Dentro dessa perspectiva, na tarde da última quarta-feira (02), Hel se reuniu com representantes da Secretaria de Saúde e com Patrícia de Carvalho Mastroianni, professora adjunta da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que apresentou o projeto de Gerenciamento Integral da Farmacoterapia.

A proposta é identificar e resolver os problemas relacionados a medicamentos, de natureza de necessidade do paciente, de segurança em casos de doses qualitativa ou quantitativamente muito altas, de efetividade relativa à eficácia do remédio e de adesão. “Esse trabalho tem três etapas: identificação dos problemas, acordo com o paciente para resolução e monitoramento. Isso leva em média seis visitas ou consultas farmacêuticas. Depois, colocamos o nosso ponto de vista e é feito o encaminhamento ao médico”, disse a professora.

Essa iniciativa foi utilizada durante 12 meses no Centro de Referência do Idoso com 75 pacientes e o indicador foi bastante abrangente, pois, de cada quatro problemas identificados, três foram resolvidos de imediato.

O parlamentar acredita que a proposta vem de encontro a muito anseios da população, que hoje não tem uma orientação específica relacionada a tratamentos medicamentosos.

Esse olhar é o mesmo do Dr. José Carlos Arrojo Jr., coordenador executivo da Atenção Básica, que vai apresentar a proposta à secretária de Saúde, Eliana Honain.

Ele convidou a professora Patrícia a ministrar cursos à equipe de farmácia da Prefeitura, inclusive aos novos farmacêuticos que estão sendo contratados, e confidenciou novidades relativas ao atendimento da população. “Durante os últimos sete meses, realizamos estudos para organizar o setor de farmácia municipal e vamos implantar medidas visando a otimizar o trabalho. Essa proposta pode fazer parte do projeto de reestruturação da assistência farmacêutica do município, que será lançado em setembro. Vamos fortalecer o papel do farmacêutico, objetivando melhorar o cuidado integral para os usuários. A ideia foi abraçada por toda a nossa equipe”, afirmou.

Quando o projeto da Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos foi idealizado, o vereador Edson Hel vislumbrava muitas possibilidades, que é o que vem se concretizando. “A nossa proposta vai ganhando mais corpo a cada dia e certamente deve tomar uma proporção muito maior e, assim, inspirar outras cidades, pois quem ganha com essa união da administração e das universidades é a população. Além da Unesp, representada aqui hoje pela professora Patrícia de Carvalho Mastroianni, temos projetos da Uniara e da Unip que ainda serão apresentados”, encerrou.

Participaram ainda da reunião Silvana Lee, gerente de Assistência Farmacêutica; Poliana Patrícia Aliane, gerente de Educação Permanente e Amanda Dante Gotardo Manzoni, técnica em enfermagem.

Fotos no Flickr: https://flic.kr/s/aHsm5JU7VS

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *