Araraquara

Projeto de Lei prevê obrigação de ecocardiograma fetal no pré-natal

Projeto de Lei prevê obrigação de ecocardiograma fetal no pré-natal

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Iniciativa recebeu o apoio da vereadora Juliana Damus

IDN/Interior/Araraquara

Ferramenta valiosa no pré-natal das gestantes, o exame de ecocardiograma fetal permite detectar precocemente enfermidades congênitas e até mesmo tratar, ainda no útero, algumas doenças cardíacas fetais. Na 135ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (03), a vereadora Juliana Damus (Progressistas) apresentou moção de apoio, por meio do Requerimento nº 1636/2019, ao Projeto de Lei nº 482/2013, do ex-deputado estadual Alexandre da Farmácia, que dispõe sobre a obrigação da realização do exame nos hospitais públicos e privados de todo o Estado de São Paulo em casos de gestação de risco.

“A propositura foi elaborada pelo deputado atendendo sugestão que fiz. É um assunto de extrema importância, que pode salvar muitas vidas”, apontou a parlamentar. No documento endereçado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris (PSDB), Juliana também solicita que “coloquem em pauta e votação em plenário o mais breve possível, tendo em vista a relevância deste tema”.

Vale ressaltar que Juliana Damus é autora da lei que instituiu, em Araraquara, o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia, celebrado anualmente no dia 12 de junho. “Nosso objetivo, com a lei, é alertar as pessoas para que busquem o diagnóstico e o tratamento precoce. Infelizmente, a cardiopatia é o defeito congênito mais comum e umas das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas”, disse.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *