Ícone do site IDNews

Projeto de lei quer reduzir para 30 dias prazo para início de tratamento oncológico

Projeto de lei quer reduzir para 30 dias prazo para início de tratamento oncológico

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Requerimento da vereadora Juliana Damus apoia a iniciativa

IDN/Interior/Araraquara

Quando o assunto é câncer, sabe-se que a demora entre o diagnóstico e o início do tratamento pode custar vidas. Pensando nisso, na Sessão Ordinária de 29 de outubro, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) apresentou o Requerimento nº 1512/2019, endereçado ao presidente da Câmara dos Deputados, pedindo apoio para a aprovação do Projeto de Lei nº 2960/2019, de autoria do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD), o qual determina que o prazo para a primeira intervenção seja reduzido para 30 dias.

Desde 2012, o Brasil dispõe de uma norma, conhecida como Lei dos 60 dias, que estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito a se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico, ou até em prazo menor, dependendo da necessidade do caso. Vale ressaltar que o texto traz ainda a possibilidade de penalização dos gestores responsáveis em caso de descumprimento da medida.

O que o atual projeto de lei propõe é alterar a lei em vigência, reduzindo este tempo pela metade, ou seja, 30 dias, iniciativa aprovada pela vereadora. “Infelizmente, câncer é uma doença que não espera. Sabemos que o atendimento rápido aumenta as chances de cura, além de onerar menos o Estado, que economizaria com sessões de ‘quimio’ ou radioterapia”, enfatizou a parlamentar, que ainda citou o abalo emocional enfrentado pelo paciente e familiares durante a espera. “Desejo que os deputados se sensibilizem para a importância deste projeto que, caso aprovado, aliviará o sofrimento de milhares de pessoas.”

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile