Ícone do site IDNews

Projeto dissemina cultura da redução de riscos

Projeto dissemina cultura da redução de riscos  
Projeto dissemina cultura da redução de riscos para mais de 570 alunos de escolas municipais
8:47| 29/06/2016
Defesa Civil

Fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Púbica, o projeto “Defesa Civil: A aventura” será implantado na grade de ensino do 8º ano das escolas municipais da cidade. O lançamento do projeto ocorreu na tarde desta terça, 28, na Prefeitura.

Trata-se de uma ferramenta educacional em formato de jogo interativo, que visa incrementar a formação dos alunos, a fim de formar pessoas preparadas e conscientes sobre os riscos de desastres, sobre ações para sua redução, além de constituírem potenciais multiplicadores do conteúdo na comunidade. Abordando um total de 9 módulos (mini-games): Defesa Civil, Escorregamento, Tempestades e Raios, Inundação, Estiagem, Acidentes Domésticos, Afogamento, Abrigo e Comunidade Resiliente, o curso disponibiliza o conteúdo a ser assimilado e atividade para acompanhar o nível de compreensão. Após concluí-la com sucesso, o aluno recebe uma senha que desbloqueia um super-game, além de uma medalha de acordo com seu desempenho. Ao final dos 9 módulos é disponibilizado um certificado individual.

O Projeto já havia sido implantado na EMEF Rafael de Medina, como teste, e agora será estendido a todos os alunos do 8º ano das demais 13 escolas municipais e, posteriormente, para as escolas de ensino integral. “É uma plataforma muito lúdica e dinâmica. Com isso, os alunos estarão preparados para cada tipo de situação, além de poder orientar outras pessoas, passando esse conhecimento”, disse Elias Chediek.

O estado de São Paulo foi o primeiro no mundo a receber o certificado da ONU na Campanha ‘Construindo Cidades Resilientes’, pela implantação de sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de acidentes.  “No âmbito das cidades, das 645 do estado, Araraquara é uma das 27 do estado que receber esse projeto, por conta do nosso sistema de gestão e prevenção. Esse projeto desperta a consciência coletiva e novos voluntários em potencial para a Defesa Civil, que se tornou referência para a região”, disse Chediek.

Estiveram presentes o prefeito Marcelo Barbieri, os vereadores Elias Chediek (PMDB), Auísio Braz (PMDB) e William Affonso (PDT), a Secretária Municipal de Educação Arary Ferreira, e os Coordenadores Regional da Defesa Civil Municipal e da Defesa Civil de Araraquara Amarildo Calegari e Edson Alves, respectivamente.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile