Araraquara

Projeto Ler é a Solução, da Pedagogia da Uniara, chega à sua décima edição

Projeto Ler é a Solução, da Pedagogia da Uniara, chega à sua décima edição
Abertura do evento será realizada no dia 18 de abril, às 19h30, no auditório principal da universidade

8:40 |2018MAR23 - Assessoria de imprensa da Uniara

O projeto “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Biologia, Nutrição e, agora, Psicologia da instituição, chega à sua décima edição. A abertura do evento, que visa ao incentivo da leitura, será realizada no dia 18 de abril, às 19h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).

“Esse curso de extensão universitária teve início há dez anos, com seu idealizador, o ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017. No projeto, o participante precisa ler três livros, sendo dois indicados por professores e um à sua escolha. A partir disso, ele precisa apresentar um conteúdo escrito para que os docentes possam analisar o que ele leu, como fez isso, e sua apreciação sobre a obra ou o autor escolhido, entre outros fatores. Assim, o estudante terá o ganho de conhecimento e lazer, e no aspecto curricular, já que terá horas curriculares contadas”, explica o coordenador da graduação de Pedagogia, Uiliam Moraes Folsta.

Ele conta que o grande objetivo é motivar as pessoas a lerem. “Nossa preocupação é sempre ampliar esse curso, e temos conseguido fazer isso. Ainda queremos que todas as graduações da Uniara participem, para termos uma multiplicação de leitores. É interessante notar que o ‘Ler é a Solução’ não vem para substituir outras atividades, mas sim como algo paralelo. Não se trata de trabalhar conteúdos das graduações: é, na verdade, a leitura de uma maneira leve e de distração”, destaca o docente, que comenta que muitos alunos que estão na universidade acabam lendo somente os textos obrigatórios das disciplinas, e não conseguem ir além disso. “Logo, o ‘Ler é a Solução’ motiva o aluno a entrar em outros campos”, finaliza.

A entrega dos certificados de conclusão, para quem ler três livros, será realizada no dia 26 de setembro. As inscrições, no valor de R$10,00, devem ser efetuadas na Tesouraria da unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro), por meio do preenchimento de um formulário específico.

O “Ler é a Solução” é coordenado por Folsta e pela coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kasuko Muraoka. Tem como responsáveis as professoras Dirce Charara Monteiro, Maria Betanea Platzer, Silvia Helena F. Fortes Bassi, Vanessa Colombo Corbi e as coordenadoras das graduações de Nutrição e Psicologia, Ana Carolina Carneiro e Simoni de Cássia Haddad Penteado, respectivamente, e é organizado pela professora Ednayr Camargo da Silva e pela secretária do Departamento de CHS, Elisabete Perassolli.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Programação – 18/04, a partir das 19h30

– Abertura com o Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo

– Apresentação do projeto, com a coordenadora do curso de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado

– Palestra: “Desvendando os caminhos da leitura”, com Érika Bergamasco Guesse Borges

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *