Araraquara

Projeto leva conscientização postural a escolas

Projeto leva conscientização postural a escolas
      Iniciativa do vereador Edson Hel visa a evitar problemas graves no futuro

7:53 |IDNews/Câmara Municipal de Araraquara | 2018OUT11 | 

Muitas dores e até alterações musculares e ósseas são causadas por posturas incorretas mantidas ao longo de anos. Para corrigir este problema, é preciso adquirir novos hábitos e, para isso, quanto mais cedo melhor. Pensando nisso, o vereador Edson Hel (PPS) criou a lei que inclui, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara, a “Semana de Incentivo à Educação Postural”, promovida pelo segundo ano consecutivo, com ações em diversas escolas da cidade.

“Muitos adolescentes e adultos sofrem com problemas sérios na coluna provocados por maus hábitos adquiridos desde pequenos. Este projeto busca informar as crianças e os adolescentes de hoje para termos adultos mais saudáveis no futuro”, explicou Hel.

Já que a ideia é focar na prevenção, as ações estão sendo desenvolvidas com estudantes das escolas de ensino fundamental da cidade, públicas e particulares, por meio de palestras ministradas por professores e alunos do curso de Fisioterapia da Uniara. “Na nossa fala, mostramos, de forma lúdica e interativa, o que é certo e o que é errado, para evitar complicações quando forem adultos”, esclareceu a professora da universidade Ana Cláudia Nunciato.

A estudante do curso de Fisioterapia Jéssica Lima de Paula destacou outra função do projeto: promover a extensão universitária.  “É muito importante sair da rotina da universidade e vir para a prática, para uma vivência junto à comunidade, prestando um serviço muito importante para a saúde das pessoas.”

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Rafael de Medina”, no Jardim Eliana, crianças e adolescentes do segundo ao nono ano participaram ativamente das atividades e prometeram levar o conhecimento adiante. “Vou explicar para o meu pai a maneira correta de dormir, de carregar caixas e até de mexer no celular”, garantiu Bárbara Pons Bullo, de 10 anos.

Corrija-se

(((FOTOS POSTURAS CERTAS E ERRADAS))

Programação

16 e 17/10 – E.E. “Antônio Lourenço Corrêa”, na Vila Xavier

29/10 – Emef “Professor José Roberto Pádua Camargo”, Centro

31/10 – Emef “Ruth Cardoso”, Jardim Maria Luiza

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *