Araraquara

Projeto para o Parque dos Trilhos é apresentado na Câmara

Projeto para o Parque dos Trilhos é apresentado na Câmara
Essa reunião é uma oportunidade para compartilharmos o que temos de levantamentos, diagnósticos e informações para discutirmos com todas as secretarias…

9.21| 19OUT2016
Alessandra Lima

A coordenadora de desenvolvimento urbano Alessandra Lima, juntamente com sua equipe, apresentou, na tarde desta terça-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, o projeto para o Parque dos Trilhos a representantes de diversas secretarias. Estiveram presentes os vereadores Elias Chediek (PMDB), Jair Martineli (PMDB), Donizete Simioni (PT), Geani Trevisóli (DEM) e João Farias (PRB).

“Essa reunião é uma oportunidade para compartilharmos o que temos de levantamentos, diagnósticos e informações para discutirmos com todas as secretarias a possibilidade da implantação e para que tenhamos uma maior eficiência”, afirmou a coordenadora.

O Parque dos Trilhos seria dividido em sete áreas: Centro de Atividades para Idosos e Habitação de Interesse Social, onde ficariam a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social; Centro Gastronômico/ Economia Criativa (Secretaria da Agricultura); Centro de Cultura e Educação (Secretaria da Cultura e Coordenadoria de Turismo); Centro Cívico e Tecnológico (Prefeitura e 11 secretarias, Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, Banco do Povo e Câmara Municipal); Centro Esportivo/ Araraquara Olímpica (secretarias de Saúde e Esporte e Lazer); Cidade Judiciária/ Habitação; e Unidade de Vizinhança (serviços públicos, esporte e lazer).

De acordo com Elias Chediek, presidente da Câmara, serão encaminhadas cópias desse estudo às secretarias para que o projeto seja melhor discutido. “Depois realizaremos uma nova reunião para ouvir sugestões e ideias para as questões técnicas de cada setor”, explicou.

Presente no encontro, o coronel João Batista de Souza Jr, secretário municipal de segurança pública destacou que há a necessidade de a população se apropriar da área. “Não existe efetivo para toda essa área. Deve-se pensar no videomonitoramento do espaço”, alertou.

Durante o debate, também foi levantada a questão dos alagamentos na Via Expressa, mas, segundo Alessandra, “estão previstas quatro lagoas em torno do rio do Ouro para fazer a drenagem dessa água”. Chediek complementou informando que haverá uma nova captação de toda a água da Vila Xavier.

O projeto traria uma “nova cara” para Araraquara. “Teremos estações de trem (VLT – veículo leve sobre trilhos) a cada quilômetro, em média, com centros comerciais, como se fosse um metrô. A cidade toda terá acesso a essa área e se concentrará nesse parque. E para isso, é necessário existir um projeto para conseguirmos os recursos”, finalizou o presidente do Legislativo.

Donizete Simioni, membro da comissão do Parque dos Trilhos, apontou que o estudo já está bastante avançado. “Está tudo consignado no nosso Plano Diretor. Já existe uma lei, e isso é fundamental para avançarmos. Não é um projeto para um prefeito, para um mandato, é para o futuro da nossa cidade”, destacou o vereador.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *