Araraquara

Projeto piloto com Sussurrofone tem resultado positivo na educação municipal

Projeto piloto com Sussurrofone tem resultado positivo na educação municipal

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Recurso auxilia no processo de alfabetização

IDN/Interior/Aararaquara

Após um ano letivo de trabalho pedagógico com o Sussurrofone, a secretária municipal de Educação, Clélia Mara Santos, apresentou, na quarta-feira (29), os resultados do projeto piloto ao presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, vereador Gerson da Farmácia (MDB), que sugeriu a utilização do recurso na alfabetização do município no início de 2019.

Com os resultados positivos apresentados pela pasta, Gerson formalizou a Indicação nº 396/2020, para que o projeto tenha continuidade e seja estendido dentro da rede de educação Municipal.

Projeto Piloto

O “sussurrofone” é uma ferramenta montada com peças de PVC e tem o objetivo de auxiliar na alfabetização, pois, o estudante tem a possibilidade de escutar a própria voz que passa pelo cano e chega com nitidez até o ouvido. Ao dizer e ouvir as palavras pelo aparelho, a criança, por exemplo, fica mais concentrada no que está escutando, diminuindo erros na escrita. Esse e outros benefícios foram comprovados durante o projeto desenvolvido pelo município.

Participaram da iniciativa estudantes do 1º, 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “EMEF. Rafael de Medina”. Ao final do ano, as educadoras destacaram: melhora na concentração dos alunos durante as atividades de leitura individual; melhor discriminação dos sons, permitindo ao próprio aluno identificação e correção do erro; avanço na entonação e sinais de pontuação durante a leitura; possibilidade de treinamento para leitura em voz, aumentando a confiança do aluno.

Segundo a secretária, a experiência foi positiva. “O sussurrofone é um recurso a mais para o processo de alfabetização, trazendo o lúdico para as atividades. Continuaremos o projeto com as turmas já envolvidas e sugeriremos que mais escolas utilizem essa ferramenta para trabalhar os componentes da nossa base curricular.”

O vereador, que conheceu o instrumento através de um projeto desenvolvido no Paraná, ficou satisfeito com os resultados. “Muito bom saber que o sussurrofone contribui para o processo de aprendizagem dos alunos. Espero que as novas experiências também sejam positivas.”

Também participaram da reunião os supervisores de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Diana e Rosana Cristina Carvalho Fraiz.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *