Araraquara

Projetos começam a ser apresentados aos vereadores antes de votação em Plenário 

Projetos começam a ser apresentados aos vereadores antes de votação em Plenário 

Reuniões às sextas-feiras servem para o primeiro contato com os projetos que em breve estarão na Ordem do Dia


Projetos que podem aparecer para discussão e votação nas próximas sessões da Câmara Municipal de Araraquara já estão sendo estudados pelos vereadores. Um deles é o Projeto de Lei (PL) 36/2021, que prevê a possibilidade de sub-rogação da permissão de uso de área no âmbito do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Araraquara, que foi discutido na reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5).

O projeto se refere a áreas públicas cujo uso por empresas e agentes econômicos foi autorizado pelo município, dentro de critérios estabelecidos, para que fossem desenvolvidas suas respectivas atividades econômicas. Contudo, ao longo do tempo, percebeu-se que alguns desses beneficiários estão enfrentando dificuldades econômicas e não conseguem mais cumprir todas as etapas do programa de incentivo.

O objetivo do PL em estudo pelos vereadores é introduzir na legislação (Lei 9.218/2020) uma nova opção: a sub-rogação da permissão de uso, ou seja, que o permissionário que já tem mais de cinco anos de utilização da área – e que poderia fazer a sua aquisição definitiva, mas que não está tendo condições financeiras para isso – possa transferir a terceiro a área e as obrigações que a envolvem, com consentimento do município, por meio do conselho do segmento de desenvolvimento econômico, formado por representantes de setores da sociedade civil ligados ao tema, além de autorização da Câmara Municipal.

Na prática, isso manteria a finalidade do programa de incentivo ao desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda, aproveitando o investimento feito em edificações e infraestrutura, que seriam vendidas para o beneficiário seguinte. A área permaneceria sendo de propriedade do município, ao menos até que se cumpram todas as condições, até o momento em que ela possa ser definitivamente adquirida pelo beneficiário, o que também está previsto no programa.

Situações pontuais, semelhantes ao propósito deste projeto em análise, já ocorreram nos últimos anos e receberam autorização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e aprovação pela Câmara Municipal. Esta nova proposta tem a finalidade de incluir a possibilidade na legislação em vigor, descomplicando o processo, quando vier a ocorrer. Na sequência, o PL vai passar por análise das comissões permanentes, que avaliam questões técnicas e jurídicas das propostas.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *