Araraquara

Protesto violento faz governo do Haiti recuar de aumento do combustível 

Protesto violento faz governo do Haiti recuar de aumento do combustível
  As manifestações violentas, que começaram na sexta (6) e seguiram durante a madrugada de sábado

8:40 |FOLHAPRESS | 2018JUL08 | 

Uma onda de protestos violentos no Haiti fizeram o governo local anunciar neste sábado (7) que suspendeu o aumento de até 51% no preço dos combustíveis. As manifestações violentas, que começaram na sexta (6) e seguiram durante a madrugada de sábado, ocorreram principalmente na capital Porto Príncipe e na cidade de Cabo Haitiano, no norte do país.

Durante a noite, as principais avenidas da capital ficaram bloqueadas com pneus em chamas e em vários bairros era possível ouvir os tiros.

Ao menos três pessoas morreram durante os protestos e diversos locais relataram saques. Um hotel que costuma receber estrangeiros na capital foi alvo de um ataque com pedras, segundo a agência de notícias Associated Press.

Uma das vítimas era o segurança de um político de oposição, que foi linchado ao tentar cruzar um bloqueio dos manifestantes e depois teve seu corpo queimado, disse a agência AFP. Os nomes dos mortos não foram divulgados.

Após o início dos protestos, o premiê Jack Guy Lafontant inicialmente pediu calma a população e disse que manteria o aumento, que faz parte de um acordo feito pelo país com o FMI em fevereiro.  Pressionado pela violência, porém, ele anunciou a suspensão da medida, que previa a partir deste sábado uma alta de 38% para a gasolina, 47% para o diesel e 51% para o querosene. Com informações da Folhapress.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *