Araraquara

PSDB cobra esclarecimentos sobre funcionamento da Estação de Tratamento de Esgostos

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Durante a Sessão Ordinária do dia 27 de novembro de 2018, foi aprovada a abertura de um crédito no orçamento do município no valor de R$ 1,6 milhão para que o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) recuperasse o sistema de aeração da Estação de Tratamento de Esgostos (ETE). Na Sessão de 22 de janeiro de 2019, a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apresentou um requerimento questionando se as melhorais já foram iniciadas.

Tendo como membros os vereadores Delegado Elton Negrini, Jéferson Yashuda, José Carlos Porsani e Rafael de Angeli, o grupo visitou as instalações da ETE e constatou que o serviço está trabalhando abaixo da eficiência prevista por órgãos de controle da área ambiental.

A primeira lagoa existente no local conta com 16 aeradores, mas quatro não estão funcionando. A mesma situação acontece na segunda lagoa, na qual apenas três dos 16 aeradores operam normalmente. Além disso, duas roscas precisam de manutenção, pois o queimador não está funcionado e o lodo não está sendo retirado.

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o índice de eficiência da Demanda Bioquímica de Oxigênio deve ficar em 60%, enquanto um Decreto Estadual estabelece uma eficiência de 80% para o Estado de São Paulo. Atualmente, a ETE da cidade está em 68% (dados divulgados pelo governo municipal).

Os parlamentares cobram informações do Daae em relação ao início do processo de recuperação do sistema de aeração e quais providências serão tomadas para que a ETE volte a operar com a eficiência correta. Além disso, solicitam esclarecimentos sobre a remoção e secagem do lodo, e quando a via que dá acesso à ETE será recuperada.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *