AraraquaraSLIDER

PSDB Mulher debate a qualidade da política

PSDB Mulher debate a qualidade da política
A socióloga Edna Martins e a prefeita de Rincão Terezina Servidoni participaram do encontro em SP

05SET2017|  7:47 - SARA PASSOS

No mês de agosto as mulheres do PSDB estiveram reunidas em São Paulo para discutir “A Qualidade da política que queremos”.

No primeiro momento o palestrante Dr. Osmar Ventris falou sobre o significado de representar, o que pressupõe ouvir o outro. Mas esse ouvir não pode ser pró-forma, tem que ser empático, ou seja, de verdade. Hoje nos deparamos com espaços legítimos de participação, como conselhos e orçamento participativo que são manipulados, feitos para cumprir o script. Não há uma preocupação com o desenvolvimento de um método de participação eficaz onde a palavra da comunidade tenha valor. A participação e a escuta empática são valores das mulheres na política.

Esteve presente a Dra. Edna Martins, socióloga, que já foi vereadora durante três mandatos, e falou sobre Mulher e política. Ressaltou que a política atual foi construída na sua forma, no seu conteúdo, no discurso sob os valores masculinos.

 “Essa política é baseada no ‘eu’, portanto não há valorização do outro. Historicamente é observado esse comportamento. Assim como historicamente é verificável que as mulheres valorizam o ‘nós’ na política. Fazer junto e ouvir tornam a representação mais efetiva. Obviamente, falamos de comportamentos sociais. Felizmente, existem exceções para o bem e para o mal. Assim encontramos homens com práticas avançadas, bem como, mulheres com práticas atrasadas. Mas estamos tratando da regra, não das exceções”, disse Edna.

Para a socióloga, a política precisa ser contaminada pelos bons valores femininos. “Infelizmente, ainda enfrentamos dificuldades de toda ordem. São vários os empecilhos para a participação das mulheres. Esses empecilhos começam em casa passam pelo partido e suas regras de funcionamento. Obviamente o machismo contamina toda a sociedade e, portanto, nossas mentes. É certo que para existir democracia é preciso que as mulheres participem da política. Somos mais de 50% do eleitorado brasileiro e muito poucas na política. Há, evidentemente, uma sub-representação feminina”, declarou Edna.

O evento também contou com a presença da prefeita de Rincão, Terezinha Servidoni, que relatou emocionada toda a sua trajetória na política.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *