Araraquara

Reabertura do Teatro Municipal segue indefinida

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  | Foto: © CAM

Vereador Roger Mendes esteve no espaço para conferir o andamento das obras que estão sendo realizadas

Para quem gosta de cultura e aguarda ansiosamente a reabertura do Teatro Municipal de Araraquara, a notícia não é das melhores. Em visita ao espaço na tarde da quinta-feira (21), o vereador Roger Mendes (Progressistas) foi informado de que ainda não há um prazo para a finalização das obras que estão sendo realizadas no local.

O parlamentar conversou com servidor da Prefeitura que tem acompanhado o andamento das obras para saber mais sobre o assunto. “Está sendo trocado todo o madeiramento, pois o que tínhamos aqui não foi liberado pelos bombeiros, principalmente pelo risco de incêndio. Tivemos aquele incidente na boate Kiss e, mais recentemente, no CT do Flamengo, então eles têm sido bem rigorosos para a liberação de certos materiais”, explicou o funcionário do município.

Devido à falta de manutenção do espaço ao longo dos anos, os cupins causaram diversos estragos. Além disso, durante a reforma, três pranchas de vidros de 70 quilos que ficavam na lateral do teatro acabaram quebrando.

Ele ainda garante que apesar do tempo, o resultado será positivo “Entendo que o serviço está sendo muito bem realizado, dentro de todas as exigências, e o teatro ficará praticamente novo”, pontuou.

Mesmo com a indefinição para o término das obras, Mendes tem a expectativa de ver o Teatro Municipal de volta ainda neste ano. “Queremos muito ver as apresentações de final de ano das escolas neste espaço tão tradicional da cidade. Ainda há muito a ser feito, mas acredito que a população poderá contar com as opções de lazer e cultura oferecidas pelo teatro muito em breve”, finalizou o vereador.

Nos capítulos anteriores…

No início do mandato, mais precisamente em 15 de janeiro de 2017, Mendes esteve no Teatro Municipal, após diversos problemas no entorno do espaço relatados pela população. Na ocasião, a principal medida tomada foi o fechamento da parte de trás e da entrada dos artistas para evitar invasões e o mau uso dos locais.

Em janeiro de 2018, o vereador foi ao local novamente, após novas reclamações de moradores sobre a quantidade de lixo depositado nas redondezas, que incluía até mesmo colchões velhos. As saídas de emergência estavam fechadas, no entanto, diversos potes de comidas acumulavam água, se tornando foco de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

Durante o ano passado, foi autorizada a abertura de créditos no orçamento para a reforma do espaço. Na Sessão Ordinária de 7 de maio, foram R$ 1.100.333,34 para a realização de obras de reforma e adequação e aquisição de equipamentos e material permanente. Na de 11 de setembro, o valor foi de R$ 215 mil também para obras de reforma e adequação.

Ainda preocupado com o espaço e exercendo sua função de fiscalizador, durante a Sessão Ordinária de 12 de fevereiro deste ano, o parlamentar apresentou um requerimento ao Executivo questionando as obras de restauração do Teatro Municipal.

Inaugurado em 1977, a última reforma significativa no local foi há cerca de 10 anos. No dia 16 de março de 2017, o local foi interditado pela Defesa Civil e pela Secretaria de Obras, em decorrência do surgimento de rachaduras, vidros quebrados e cupins. “Segundo o relatório apresentado pelos órgãos, as rachaduras do piso estavam atravessando o prédio todo, parte do solo havia afundado, as colunas de alumínio descolaram do teto e começaram a entortar, além de infiltrações e de problemas de recalque nos caixilhos do vitral do saguão. É lamentável deixarmos um patrimônio cultural chegar a esse estado, por isso, questiono o que já foi feito até a presente data”, destacou Mendes no documento, pedindo, ainda, a previsão para a retomada das atividades do Teatro Municipal.

Confira as fotos em: https://photos.app.goo.gl/6fkTsi7xiBvbzLqVA

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *