Araraquara

Recomendações para atividades de pesquisa na Unesp

Recomendações para atividades de pesquisa na Unesp

| IDNews® | Brasil | UNESP

Pró-Reitoria de Pesquisa divulga orientações para o uso de laboratórios e outros pontos

IDN/Pesquisas

Diante da orientação dos órgãos de Saúde Pública para reduzir ao máximo a presença das pessoas nos câmpus da Universidade, a Pró-Reitoria de Pesquisa divulgou, neste domingo, dia 22, um comunicado em que oferece recomendações para atividades de pesquisa, como o uso de laboratórios.

A íntegra do documento está disponível em: https://www2.unesp.br/Home/covid19/recomendacoes-para-desenvolvimento-de-atividades-de-pesquisa.pdf, ou na sessão Portaria e Orientações por Área, da página Covid-19 – Unesp.

A orientação aos pesquisadores é que se mantenha, da melhor forma possível, as atividades de pesquisa. No caso de pesquisadores em programas de iniciação científica e pós-doutorado, essas atividades devem ser traçadas juntamente com o orientador ou supervisor.

No caso de atividades em laboratório, é importante identificar as atividades essenciais. Para isso, o documento lista quatro categorias, com base no que é feito em instituições estrangeiras, como o Massachusetts General Hospital, dos Estados Unidos.

As recomendações consideram, por exemplo, pesquisas que envolvem experimentos de longa duração que não podem ser interrompidos por risco científico, de recursos para fomento ou de dados relevantes.

A orientação também considera atividades essenciais que devem ser mantidas, como biotérios, linhagem de células, viveiros, aquários, amostras de espécies, criogenia ou freezers.

O documento completo está acessível em: https://www2.unesp.br/Home/covid19/recomendacoes-para-desenvolvimento-de-atividades-de-pesquisa.pdf.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *