Ícone do site IDNews

Recursos deverão resolver falta de vagas em creches

Recursos deverão resolver falta de vagas em creches
Projeto será votado pelos vereadores em Sessão Extraordinária na próxima quarta-feira (05)

04JUL2017|  14H03 - IMPRENSA CAM

Com dificuldades para a manutenção de suas atividades, Meimei e Creche do Carmo deverão ser beneficiadas com os recursos no valor de R$ 150 mil que serão votados pelos vereadores em Sessão Extraordinária na próxima quarta-feira (05). Além de permitir que as entidades atendam a mais crianças, o projeto deverá auxiliar também na resolução da falta de vagas em creches do município.

Para acompanhar os trabalhos realizados pelas instituições, o presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) e os vereadores Juliana Damus (PP), Elias Chediek (PMDB) e José Carlos Porsani (PSDB) visitaram as unidades na tarde da última segunda-feira (03).

No Meimei, os parlamentares foram recebidos pelo presidente Raul Aderval Leite e pela diretora Noélia de Lima, que relataram as principais dificuldades enfrentadas. “Estamos com poucas crianças. Atendemos na faixa etária de 3 a 5 anos, mas este ano não conseguimos fazer matrículas para a primeira turma (3 anos de idade). Hoje estamos com 31 crianças, mas já tivemos 104. Apesar de a casa ser grande, temos um orçamento pequeno e estamos com apenas cinco funcionários”, lembraram. No local, com mais de 56 anos de história, as crianças ficam em tempo integral, tomam banho e recebem todos os cuidados necessários.

Para conseguir arrecadar recursos, a entidade conta com salas onde são feitos pães, bordados e enxovais para bebês. “No final do ano, realizamos um bazar para conseguir um rendimento. No último, conseguimos um bom valor, mas não foi o bastante. Com uma ajuda, poderemos fazer mais”, afirmou Leite. “A mensalidade é baixa e não conseguimos pagar todos os professores. Uma professora que estava aqui há mais de 20 anos precisou sair”, completou Noélia. Os dois lembraram que boa parte dos alunos é da periferia, principalmente dos bairros Valle Verde e Selmi Dei.

Já na Creche do Carmo, que em breve completará 50 anos de existência e atende a crianças de 4 meses a 5 anos, a capacidade é para receber até 80 crianças, mas no momento são apenas 43 matriculadas. “Já chegamos a atender 86. Temos uma fila de espera, mas faltam recursos para trazer mais crianças”, explicou uma das coordenadoras. “Gostaríamos de fazer mais. O que podemos buscar, corremos atrás, como é o caso do material didático. A maioria das mães necessita mesmo”, completou outra coordenadora.

“Esse projeto é muito importante. Fizemos uma reunião na manhã da última segunda-feira (03) com os demais vereadores para incluirmos na Sessão Extraordinária. Todo mundo se beneficia com os recursos, as entidades que precisam de ajuda e o município que sofre com a falta de vagas nas creches. É uma saída emergencial, já que ficaria muito mais oneroso construir novas creches. Com essa ajuda, as instituições terão a possibilidade de arcar com a equipe e poderão investir no aprimoramento de suas atividades e do local onde estão, além de receber mais crianças”, destacou Yashuda.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskZBZxdL

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile