Araraquara

Referência, Escola do Legislativo recebe visita de vereador de Sumaré

Referência, Escola do Legislativo recebe visita de vereador de Sumaré
Durante o encontro, Yashuda explicou a dinâmica e o funcionamento da EL e agradeceu pela visita

02JAN2017| 16:28
Imprensa CAM

Com o objetivo de conhecer a experiência e os resultados conquistados até o momento, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, recebeu, nesta quinta-feira (02), no gabinete da Presidência, a visita de uma comissão com funcionários da Câmara de Sumaré e liderada pelo vereador Dudu Lima (PPS). A equipe foi recebida pelo presidente do Legislativo araraquarense, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), pelo presidente da Escola do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), e pelas coordenadoras do projeto, Bruna Cardoso Brasil de Souza e Alícia Gimenez.

Durante o encontro, Yashuda explicou a dinâmica e o funcionamento da EL e agradeceu pela visita. O parlamentar também ressaltou que, após a implantação do projeto, os resultados foram positivos, tanto para os vereadores quanto para a população. “Esta interação é importante, pois é uma forma de a Câmara levar aquilo que está sendo discutido e também prestar um trabalho social, oferecendo formação política e cidadã para as pessoas”, reforçou.

Para o presidente da EL, Rafael de Angeli, a iniciativa de visitar e conhecer as experiências é fundamental, já que um dos passos que antecederam a propositura em Araraquara foi visitar e obter informações que pudessem servir de base para o trabalho. “Hoje estamos estruturados e podemos ser referência para que outras cidades tomem como base aquilo que é desenvolvido aqui, e isso é muito bom”, comemorou o vereador.

Já Bruna Cardoso Brasil de Souza afirmou que um dos diferenciais para a formulação do projeto foi a união dos vereadores em torno dele, possibilitando a criação de uma lei e oferecendo estrutura para que as iniciativas funcionem e rendam frutos. “Não existe ainda uma fórmula do que é ideal para Escola do Legislativo, mas estudos apontam que a formalização, com a contratação de funcionários específicos, cumprindo papel apartidário e cidadão, é uma forma de ter continuidade e êxito”, explicou.

Bruna também falou aos visitantes sobre o projeto do Parlamento Jovem, que é realizado anualmente com estudantes de escolas públicas e particulares matriculados no 9° ano do ensino fundamental. Outro ponto apresentado pela equipe da EL foram as palestras e os cursos, como, por exemplo, Introdução à Administração Pública e Libras, ambos abertos para a população.

De acordo com o vereador de Sumaré, Dudu Lima (PPS), a visita pode abrir novas perspectivas para as ideias que estão sendo discutidas em seu município. O parlamentar, que já foi presidente do Parlamento Jovem — atualmente desativado —, pretende retomar o projeto e incluir as experiências que encontrou na Câmara de Araraquara. “Queremos saber como é, pois ficamos oito anos sem ter o projeto do Parlamento Jovem, e é preciso fazer uma reformulação, já pensando na inclusão da Escola do Legislativo e em sua importância”, finalizou Lima.

Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskNbwDeQ

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *