Internacionais

Reino Unido diz que invasão russa já “começou” e anuncia sanções

O presidente russo Vladimir Putin ordenou o destacamento de tropas para duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.

A invasão russa da Ucrânia já começou, pelo que a Grã-Bretanha vai impor sanções à Rússia, disse nesta terça-feira Sajid Javid,- ministro do Interior britânico – quando o primeiro-ministro Boris Johnson presidiu a uma reunião de emergência do governo sobre a crise da Ucrânia, segundo cita o The Telegraph.

O presidente russo Vladimir Putin ordenou o destacamento de tropas para duas regiões separatistas no leste da Ucrânia, depois de as reconhecer como independentes na segunda-feira, acelerando uma crise que o Ocidente teme que possa desencadear uma grande guerra.

Uma testemunha da Reuters viu tanques e outro material militar passando pela cidade separatista de Donetsk depois de Putin ter reconhecido formalmente as regiões separatistas e ordenado o destacamento de forças russas para “manter a paz”.

“Pode-se concluir que a invasão da Ucrânia começou”, disse o Secretário de Saúde britânico Sajid Javid à Sky News. “Os russos, o Presidente Putin, decidiu atacar a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial”.

“Iremos introduzir sanções como sempre dissemos que o faríamos”, disse.

A Grã-Bretanha ameaçou cortar o acesso das empresas russas ao dólar americano e à libra esterlina, impedindo-as de angariar capital em Londres. A Grã-Bretanha ainda não explicou sob quem cairão as sanções, mas prometeu que não haveria lugar para os oligarcas russos se esconderem. Johnson afirmou que os alvos poderiam incluir os bancos russos.

Javid disse que as sanções serão anunciadas em declaração ao parlamento por Johnson.

“Estou certo de que faremos com que essas sanções sejam o mais direcionadas possível para as pessoas responsáveis por esta flagrante violação do direito internacional”, disse Javid.

Têm sido várias as nações a anunciar sanções depois do avanços desta segunda-feira. Estados Unidos, Canadá, França e mais recentemente, Reino Unido.

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *