Araraquara

Relação ‘Saúde e Meio Ambiente’ é tema de Audiência Pública

Relação ‘Saúde e Meio Ambiente’ é tema de Audiência Pública

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

 

 

Pensamento global e ação local. Esse foi o lema das discussões realizadas, na quarta-feira (5), durante a Audiência Pública “Saúde e Meio Ambiente”, na Câmara Municipal de Araraquara. Diversas alternativas para uma prática mais sustentável e, consequentemente, mais saudável foram apresentadas por representantes da sociedade civil, de entidades e do Poder Público.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o vereador responsável por chamar a audiência, Jéferson Yashuda (PSDB,) lembrou que “muito se fala em recuperar rios e se fazer reflorestamento, por exemplo. Porém, esquecemos que atitudes pequenas do nosso cotidiano podem fazer toda a diferença.”

A engenheira agrônoma, Adriana Rizzo, tratou da importância das árvores em perímetro urbano para a saúde e para o meio ambiente. “Além de melhorarem a qualidade do ar e contribuírem para o ciclo da água, elas diminuem os ruídos da cidade e tornam o clima mais ameno.” Adriana expôs opções e orientações de como cultivar plantas em ambientes pequenos, como apartamentos, em vasinhos feitos de materiais recicláveis.

O consultor de gestão sustentável, Nelson Fernandes Júnior, destacou que “saúde não é a falta de doenças, mas, sim, o bem-estar e o equilíbrio entre o indivíduo e seu ambiente”, enfatizando a relação intrínseca entre essas noções. Fernandes apresentou ainda, propostas para o município, como facilitar o processo de substituições de árvores mortas defronte a residências, criação de hortas em unidades de saúde para troca de mudas com potenciais terapêuticos e implantação de práticas integrativas na rede de saúde municipal.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Campos, também participou das discussões, reconheceu a relevância das ideias levantadas e frisou a importância do envolvimento da sociedade na área da saúde.

Projeto piloto

No Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto (Crasma), uma horta comunitária funciona como oficina terapêutica. De acordo com o psicólogo da unidade, João Paulo do Prado Rodrigues, a iniciativa está no começo, mas, já apresenta resultados benéficos. “Você vê um paciente depressivo dizer que não vai nascer nada e de repente a plantinha aparece. Isso realmente é uma melhora dessa prática. Há também quem sofre com esquizofrenia e afirma não ouvir as vozes enquanto está na horta.”

IPTU Verde

No evento, também foram abordadas as três possibilidades para conseguir redução no IPTU: se o imóvel possuir sistema fotovoltaico, é possível conseguir 10% de desconto; se tiver área permeável superior a 30%, a diminuição é de 6%; e se contar com aquecimento hidráulico solar, são menos 4%. Esses percentuais podem ser somados, chegando a 20%.

Para imóveis acima de 1000 m², há descontos exclusivos para aqueles com, pelo menos, 30% de área coberta por árvores. Lembrando que o benefício não é automático. É preciso procurar o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), para se cadastrar.

Tratamento de esgoto

A audiência também teve espaço para esclarecimentos sobre o sistema de tratamento de esgoto de Araraquara. Segundo o diretor Técnico-Operacional do DAAE, José Braz Scognamiglio, há boatos sobre essa porcentagem. “100% do esgoto coletado é tratado pelo Daae. 70% é a eficiência do serviço, ou seja, 70% dos resíduos são eliminados (e ficam retidos na estação) antes do despejo nos mananciais. Estamos trabalhando para alcançar uma eficiência de 80%.”

Encaminhamentos

Yashuda afirmou que todas as propostas serão formalizadas e encaminhadas para possível efetivação, com apoio do Poder Público e da iniciativa privada. “Estamos criando o Dia Municipal do Meio Ambiente, que deve ser aprovado em breve. Assim, em 2020 faremos novamente esse evento para analisar o que foi posto em prática e traçar novas metas.”

Os vereadores Edio Lopes (PT) e Rafael de Angeli (PSDB) participaram do evento.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *