Economia & NegóciosSLIDER

Relator da reforma quer salário mínimo para pensão por morte

Relator da reforma quer salário mínimo para pensão por morte
A proposta altera o texto original enviado pelo governo, que previa o pagamento de 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescido de 10% para cada dependente

06ABR2017|10h01 – Bruna F Rodrigues  - Previdência

O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência, quer fixar o salário mínimo como piso para pensões por morte.

A proposta altera o texto original enviado pelo governo, que previa o pagamento de 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescido de 10% para cada dependente.

Uma vúva sem dependentes, por exemplo, receberia apenas 60% do salário mínimo.

“Esse ponto era perverso. Quem tem pensão de um salário mínimo é pobre”, afirmou o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que criticou o texto original.

A aliados, Oliveira Maia disse que vai alterar também as regras da diferenciação no cálculo da aposentadoria por invalidez decorrente de acidente de trabalho ou fora do ambiente de trabalho. Segundo ele, o benefício deve ser garantido em ambos os casos.

No texto original, apenas em casos de incapacidade decorrente de acidente de trabalho, o beneficiário teria direito a 100% da média das remunerações.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *