Araraquara

Resposta sobre situação de vacina surpreende Porsani

Resposta sobre situação de vacina surpreende Porsani
     Vereador havia questionado falta de vacina contra Meningite. Resposta aponta normalização no abastecimento, porém, alerta para problemas com outras vacinas

8: |IDNews / Comunicação  Social da Câmara Municipal de Araraquara | 2018OUT06 | 

A partir de reclamações de cidadãos recebidas pelo gabinete do vereador José Carlos Porsani, sobre falta de vacinas contra a meningite, nos Postos de Saúde de Araraquara – vacina que faz parte do calendário infantil de vacinação em todo o país, o parlamentar passou a investigar o assunto. Acrescente-se a informação de que uma mulher, de 47 anos, morreu dia 2 deste mês, em Araraquara, com suspeita da doença.

Primeiramente, Porsani recebeu a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde, que, de fato, faltavam as vacinas contra a perigosa doença, já que a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde não estavam fazendo a entrega regular. A ação seguinte de sua fiscalização foi enviar Requerimento, questionando o Governo do Estado e o Governo Federal, sobre a falta das vacinas e a previsão para que a situação fosse normalizada. O documento é datado de 11 de setembro deste ano.

O Ministério da Saúde respondeu às indagações de Porsani, informando que “a partir de maio, a vacina meningocócica C encontra-se em situação de abastecimento parcial devido ao atraso no cumprimento do cronograma de entregas pelo laboratório produtor, com a distribuição de 10%, 15% e 36% da cota mensal nos meses de maio, junho e julho, respectivamente”, confirmando, então, o desabastecimento e a perigosa falta do medicamento nas unidades de saúde de Araraquara. Em agosto, a entrega foi de 72% da cota. Na rotina de setembro, a entrega foi de 50% da referida cota. Contudo, com novas entregas no final de setembro, a cota do estado foi atendida e, por consequência, o município voltou a receber quase a totalidade de sua necessidade.

Outras Vacinas

O ofício do Ministério da Saúde alerta ainda para a falta de regular de outras vacinas, como difteria, tétano e pertussis-DTP, que não estão sendo distribuídas por indisponibilidade de estoque. Em substituição, o Ministério distribuiu a vacina pentavalente (difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e haemophilus influenzae tipo b conjugada) para utilização temporária em um esquema reduzido. Outras vacinas estão sendo substituídas de forma temporária. E há vacinas com distribuição ocorrendo de forma parcial, como os Soros Antivenenos, com recomendação de uso racional e alocação de forma estratégica em áreas de maior risco de acidentes e óbitos.

Ainda que ficasse satisfeito com a resposta do Ministério da Saúde, apontando uma melhora na distribuição da vacina contra a meningite C e a confirmação de que os postos de saúde do município tem novamente o importante imunobiológico, o vereador José Carlos Porsani foi surpreendido com a situação grave de distribuição de outras tantas vacinas. Ele torce para que a produção e a distribuição se normalizem rapidamente.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *