Araraquara

Resumo das atividades da Câmara Municipal de Araraquara

Resumo das atividades da Câmara Municipal de Araraquara
Segundo o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Martins, o limite foi estabelecido após a constatação de receita exagerada de alguns projetos pelo TCU

21MAR2017| 13:42 – Imprensa CAM

Roger Mendes visita unidades de saúde do Parque das Laranjeiras

O vereador Roger Mendes (PP) visitou, nesta segunda-feira (20), as Unidades de Saúde da Família do Parque das Laranjeiras – Equipes I e II, em Araraquara, com o objetivo de averiguar as demandas da população e dos servidores. “É preciso circular pelos espaços públicos, ouvir as pessoas e entender as necessidades da cidade, a fim de buscar medidas adequadas para resolvê-las”, destacou o parlamentar.

Uma das reivindicações da equipe I refere-se à retirada dos fogões das unidades de saúde do município. Por isso, Mendes entrou em contato com a Secretaria de Saúde para obter mais informações. O vereador recebeu a notícia de que a medida é uma determinação do Ministério Público e precisa ser cumprida de imediato por questões de segurança. A agente comunitária de saúde, Daniela Wood, também apontou problemas estruturais no prédio, como rachaduras no teto e vidros quebrados.

Na equipe II, o parlamentar identificou a necessidade de roçagem da grama na praça onde fica o prédio da unidade. A agente comunitária de saúde, Rosimeire Barbosa, apontou a falta de dentista, apesar de haver um consultório odontológico equipado no local. “Além de não termos o profissional, não há uma unidade de referência. Precisamos encaminhar os pacientes à UPA”, acrescentou.

Outras demandas são a necessidade de manutenção dos aparelhos de ar condicionado e a aquisição de toldos para o quiosque. Segundo a enfermeira da unidade, Telma Jardim, “nesse espaço são realizadas muitas atividades para a população, como cursos de artesanato e aulas de ginástica, mas quando chove, venta ou cai a temperatura fica inviável utilizar o lugar”.

Ana Paula Almeida, usuária da unidade de saúde, elogiou a equipe II e destacou: “Sempre fui bem atendida aqui. Minha única reclamação é não haver atendimento médico no período da tarde”.

Roger Mendes irá encaminhar todas as demandas à Prefeitura. “Buscarei soluções viáveis para os problemas apresentados junto aos setores responsáveis e acompanharei a execução das medidas necessárias”, finalizou o vereador.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskRhcj3b

 

Zé Luiz indica manutenção de praça no Jardim Nova América

Em 2012, a mãe do empresário Artur Gomes de Assumpção recebeu uma homenagem que deixou a família muito feliz: Eliza Zuvico de Assumpção foi o nome escolhido para denominar uma praça do Jardim Nova América, nas proximidades da rodoviária. Cinco anos depois, a praça, localizada na confluência das vias Avenida Antonio Nigro Sobrinho, Rua Luiz Mauri e Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, não lembra nem de longe uma homenagem. Mato alto, calçamento inexistente e iluminação precária são as características que saltam aos olhos de qualquer pessoa que transite por ali. “Sempre que vou visitar minha mãe, que mora no São José, passo por aqui a pé, e fico com medo de ser atropelado, porque não tem calçada, nem luz, e os veículos entram na rua em alta velocidade. É muito arriscado”, confirma o comerciário Marcelo Teixeira, funcionário da empresa de Assumpção, que tem uma das sedes localizadas em frente à praça.

Inconformado com a situação do espaço, Assumpção procurou o gabinete do vereador Zé Luiz (PPS), solicitando auxílio para tornar o local utilizável pela população. Segundo o empresário, “basta pouco. Pedimos a estrutura básica: limpeza do terreno, calçamento, iluminação e um ponto de água para irrigar as plantas. Depois nós mesmos cuidaremos da manutenção”. O empresário pretende instalar bancos, plantar flores e cuidar dos espaços verdes da praça.

“Como é possível homenagear alguém com um local nesse estado?”, questiona Zé Luiz. “É claro que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para deixar essa praça limpa e bem cuidada, em condições de garantir a segurança dos pedestres e de oferecer mais uma opção de lazer aos moradores do bairro”, acrescenta o vereador, que encaminhou uma indicação à Prefeitura, solicitando a manutenção básica do local. Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskWjjVUY

Edna e equipe da Drads visitam a Casa da Criança Cristo Rei

A socióloga Edna Martins, diretora da Drads Araraquara – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social -, visitou nessa segunda-feira (20) a Casa da Criança Cristo Rei, na Vila Xavier, em Araraquara, oportunidade na qual foi apresentado um novo projeto da entidade à equipe da Drads e às gestoras Flávia e Jaqueline, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araraquara. Todos foram recebidos por Vera Sotratti, pela presidente da Casa da Criança.

O projeto do Centro de Convivência Intergeracional “Unindo Gerações” é uma iniciativa conjunta da Liga de Assistência Cristo Rei, Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Promotoria de Justiça do Idoso e Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Araraquara para construir ações de melhoria no município. O foco principal é fortalecer atividades produtivas e associativas entre crianças, idosos e adolescentes, como uma forma de ampliar os espaços que integrem diferentes gerações em atividades.

Sara Passos

Zé Luiz confere demandas de área de lazer do Vale do Sol

Inaugurada em junho de 2012, a área de lazer do Vale do Sol “Antonio Moda Francisco” já se encontra em péssimas condições, como foi conferir o vereador Zé Luiz (PPS) na última sexta-feira (20).

O parlamentar conversou com alguns usuários da quadra poliesportiva, que relataram problemas como alguns refletores quebrados que, com as chuvas, acabam acumulando água. Na praça, a situação é ainda pior: bancos e torneiras quebradas. No parquinho, apenas um balanço ainda resta. Os moradores também pedem melhorias na segurança do local.

Zé Luiz fará uma indicação à Prefeitura para que a questão seja solucionada o quanto antes.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskRe8mrf

Rafael de Angeli propõe ferramenta para cálculo de tarifas de transporte

Imagine se você pudesse conhecer todos os detalhes da composição da tarifa de ônibus e até mesmo montar sua proposta, considerando a inclusão de melhorias na frota e a manutenção ou retirada de isenções. “Essa possibilidade não só existe, como já é uma realidade na cidade de Porto Alegre (RS)”, informa o vereador Rafael de Angeli (PSDB), que propôs ao Executivo, na última Sessão Ordinária, no dia 14/03, a criação de uma ferramenta para cálculo da passagem de ônibus dentro do Portal da Transparência. “Essa ferramenta trará a composição da tarifa do ônibus ao conhecimento dos munícipes, contribuindo para que haja maior transparência, um princípio de grande relevância, que é, inclusive, uma marca da Constituição Federal de 1988”, acrescenta.

O site da tarifa de Porto Alegre mostra em detalhes os elementos que compõem o preço da passagem na cidade: remuneração por serviço prestado e remuneração de capital, despesas administrativas, pessoal, tributos, despesas variáveis, depreciação de capital e manutenção de frota. A página também informa o número de passageiros que utilizam o serviço, detalhando tipos de passagem e de benefícios utilizados, além de legislação relevante e perguntas frequentes.

No site de Porto Alegre, o usuário pode até mesmo “montar” sua própria tarifa hipotética a partir de dados básicos relativos a perfil e frequência de utilização do transporte público, benefícios, gratuidades e isenção na segunda passagem. Componentes mais sofisticados, como reconhecimento facial, câmeras de monitoramento em tempo real e uso de GPS, também são levados em conta. O usuário pode ainda opinar sobre o dissídio dos rodoviários, a renovação da frota e a obrigatoriedade ou não da presença de cobradores. Nessa simulação, o site informa o custo de cada escolha do usuário.

Rafael acredita que a iniciativa ajudará a sensibilizar e conscientizar a população. “Os usuários terão mais clareza sobre todas as questões envolvidas na determinação de uma tarifa. O conhecimento do cálculo e o exercício de elaboração da tarifa resultariam na oferta de um transporte coletivo mais qualificado, ao mesmo tempo que conscientizariam os munícipes sobre o real custo do serviço, favorecendo a sua valorização”, avalia.

https://tarifa2017.portoalegre.rs.gov.br

Em audiência de prestação de contas, secretária da Saúde destaca importância de parceria entre Legislativo e Executivo

Foi realizada na última sexta-feira (17), no Plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2016 da Secretaria Municipal da Saúde, relativa à gestão do ex-secretário Abelardo Ferrarezi de Andrade. A audiência foi presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Gérson da Farmácia (PMDB), com a participação da secretária da Saúde, Eliana Honain, e de servidores do Executivo.

A gerente de Planejamento Norma Suely Roza Sitto apresentou as atividades executadas pela pasta entre setembro e dezembro do ano passado. Todas as áreas de atuação foram abordadas, com dados detalhados sobre números e tipos de atendimentos, profissionais, procedimentos e despesas, entre eles: centros municipais de saúde, programa saúde da família, saúde bucal, urgência e emergência, assistência especializada, saúde mental, reabilitação, centros de referência, avaliação e controle, vigilância em saúde, vigilância epidemiológica, vacinações, programa DST/AIDS, saúde do trabalhador, ouvidoria, assuntos administrativos e educação permanente. Também foram detalhados os atendimentos realizados nas UPAs (221.124), Santa Casa (2.947), Casa Cairbar Schutel (215) e Fungota (1.001) no período.

A apresentação das receitas e despesas do quadrimestre ficou a cargo do gerente de Execução Orçamentária Juliano Cesar Garcia, que informou o montante de despesas por programa, a despesa liquidada por natureza, as receitas correntes, a evolução orçamentária e a aplicação acumulada no setor. Do total das despesas liquidadas (R$ 198.363.697,65), 90% destinaram-se à assistência básica e à assistência hospitalar e ambiental. O restante foi distribuído entre administração, vigilância em saúde e benefícios aos funcionários. Já as receitas arrecadadas, na ordem de R$ 190.324.084,01, foram provenientes de transferências do SUS, estaduais e de instituições privadas, recursos próprios e recursos provenientes de impostos e transferências constitucionais e legais. O valor a pagar, ao final do exercício, era R$ 18.976.524,54.

A secretária da Saúde, Eliana Honain, observou que “falta financiamento para a saúde, por isso, o Município tem de investir muito nessa área, que é extremamente delicada, pois lida com a linha tênue entre a vida e a morte”. Ela sugeriu que o Legislativo e o Executivo tenham um compromisso fixo para discutir as questões do setor. “Precisamos nos encontrar mensalmente, não apenas de quatro em quatro meses, a fim de estabelecer uma relação de parceria para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população”, completou.

O vereador Gérson da Farmácia (PMDB) avaliou positivamente o encontro: “É muito importante que a população saiba mais sobre os recursos empregados na saúde, que são altos. E para nós, da Comissão de Saúde, é fundamental trazer esse debate à Casa”, declarou.

Participaram da audiência pública o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e os vereadores Edio Lopes (PT), Paulo Landim (PT) e Rafael de Angeli (PSDB).

Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskWikucQ

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *