Retenção de líquidos: Alimentos diuréticos que desincham

Retenção de líquidos: Alimentos diuréticos que desincham

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Os alimentos diuréticos ajudam o corpo a livrar-se do excesso de líquidos, principalmente água, cujo principal efeito é o inchaço do abdômen

IDN/Gastronomia

Vários fatores podem causar a retenção de líquidos, incluindo algumas condições graves de saúde, no entanto, na maioria das vezes a alteração é resultado de mudanças hormonais, sedentarismo ou gravidez.

O que são alimentos diuréticos?

São aqueles que ajudam na eliminação de líquidos por meio do aumento da excreção de sódio e urina.

Estes alimentos constituem uma forma natural de desinchar e, consequentemente, de diminuir medidas e parecer mais magro.

Os principais alimentos diuréticos

Frutos secos

As oleaginosas são opções nutritivas e saudáveis. Entre as suas propriedades, está a presença de ômega-3 e o seu efeito diurético.

Há diversas variedades: amêndoas, nozes, pistache, amendoins, avelãs, caju ou castanhas.

Além de ser uma fruta com um alto teor de água – o que ajuda na digestão e tem efeitos diuréticos – o melão possui cálcio, potássio e também vitaminas que combatem a ação dos radicais livres que prejudicam as células saudáveis, retardando assim o envelhecimento.

Brócolis

Este vegetal conta com fibras e grandes quantidades de potássio, o que ajuda a equilibrar os níveis de sal do organismo e previne a retenção de líquidos.

Pepino

O pepino é rico nas vitaminas A, C, K e J e em várias do complexo B, sendo ótimo para visão, ossos, imunidade, fígado e músculos. A quantidade de minerais também chama atenção, principalmente de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e manganês.

Abacaxi

A fruta é rica em água, vitaminas (A, B e C), além de possuir uma boa quantidades de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.

Graças ao seu alto teor de água, torna-se um poderoso diurético natural ao ajudar na eliminação de toxinas pela urina e a combater a retenção de líquidos. O que pode inclusive refletir-se na balança e ajudar a emagrecer.

Agrião

O agrião contém nutrientes essenciais para a saúde, entre eles: vitaminas (A, C e do complexo B), ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo e fibras.

É digestivo, faz bem Ao fígado, e é um ótimo diurético natural.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

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