Araraquara

Retomaremos projetos para dar oportunidade aos jovens, diz Edinho

Retomaremos projetos para dar oportunidade aos jovens, diz Edinho
Candidato Edinho Silva destaca Cursinhos Populares, Oficinas Culturais, Programa Jovem Cidadão e Plenária da Juventude no OP como ferramentas de inclusão de jovens

8.10| 22SET2016
Edinho Silva

O candidato a prefeito Edinho Silva, da coligação “O Melhor para Araraquara” (PT, PP, PR e PCdoB), destacou nessa semana em seu programa de televisão as propostas para a juventude de Araraquara, como a volta dos cursos de qualificação profissional e programas sociais as áreas de cultura, lazer e esportes.

“Vamos criar projetos que deem oportunidades à juventude, para que voltem a ter expectativa de futuro. Isso inclui programas de qualificação profissional, além de esportes, cultura, lazer e educação, para incentivar talentos e promover a inclusão social”, explicou Edinho.

Entre os programas que voltarão em seu governo estão os Cursinhos Populares e as Oficinas Culturais em todas as regiões da cidade, e o Programa Jovem Cidadão, que quebra a barreira do primeiro emprego, dando oportunidade de estágio remunerado na Prefeitura aos jovens que mais precisam. “Infelizmente, tudo isso acabou. Mas eu quero ser prefeito para trazer de volta o que era bom e fazer muito mais. Construir uma Araraquara que signifique futuro para nossa juventude”, acrescentou o candidato.

Para facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, Edinho também vai implementar programas de educação digital, incluindo cursos de software, web designer, programação e multimídia. Além disso, vai promover cursos de gestão e elaboração de projetos culturais, voltados para grupos juvenis.

Em seu governo, Edinho implantou a Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, que ganhou sede própria e atendeu quase 500 crianças em período contrário ao escolar. Uma dessas crianças era Nícolas Fernandes de Souza, que se formou em dança e artes em geral e hoje aperfeiçoa seus estudos na Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Estou muito feliz com a campanha de Edinho e tenho muita esperança que ele retorne à prefeitura, para retomar as atividades culturais que existiam em Araraquara”, declarou o artista.

Nas Oficinas Culturais do Vale do Sol, o estudante José Paulo dos Santos deu seus primeiros passos em direção ao mundo da dança, ao cursar sapateado. Atualmente ele integra uma das mais requisitadas companhias de dança do mundo em Bruxelas, na Bélgica. “Hoje sou um artista, um bailarino, e tenho muito orgulho de falar disso”, disse José Paulo.

Poder de decisão

Edinho ressalta que no seu governo trará de volta o Conselho Municipal da Juventude, como espaço de definição de políticas direcionadas aos jovens, e a Plenária da Juventude no Orçamento Participativo (OP), ferramenta fundamental para que a população decida onde serão investidos os recursos públicos em Araraquara.

“Muitos jovens de hoje ainda eram crianças quando fui prefeito, entre 2001 e 2008, mas cresceram em uma cidade com mais opções por causa de obras decididas pela população naquela época. Na praça Scalamandré Sobrinho, por exemplo, construímos a primeira pista de skate, que foi uma deliberação da Plenária da Juventude no OP. Também foi resultado do OP Juventude a implementação do Espaço Jovem “Luiza Augusta Garlippe”, espaço que articulava todas as políticas públicas para a juventude e que, infelizmente, também foi desmontado. No meu governo os jovens voltarão a decidir os investimentos”, lembrou.

Os jovens também terão atenção especial na área da saúde, com a retomada do programa de prevenção à gravidez na adolescência e parcerias com entidades para enfrentamento dos índices de violência, alcoolismo, dependência química e mortalidade. “Também vamos fortalecer as ações do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), do Espaço Crescer e do Centro de Referência do Jovem e do Adolescente”, concluiu Edinho.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *