Araraquara

Roberval Fraiz encontra veículos e casas em ‘blitz do abandono’

Roberval Fraiz encontra veículos e casas em ‘blitz do abandono’

Quem circula por Araraquara provavelmente já deve ter notado a presença de verdadeiras latas-velhas descartadas pelos proprietários em plena via pública, desrespeitando a lei municipal sobre o tema. E esse descaso não é somente com os veículos. As casas também estão abandonadas para o desespero de vizinhos indignados com a sujeira, mato alto e risco de água parada, o ninho de proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, a Chikungunya e a Zika.

Preocupado com essa falta de cuidado de alguns moradores, o vereador Roberval Fraiz (PMDB) percorreu a cidade em uma espécie de ‘blitz do abandono’. “Recebemos diariamente reclamações da população cansada de esperar por uma atitude de moradores e donos desses veículos deixados ao relento”, diz o parlamentar, em frente a uma casa esquecida há tempos na Avenida Portugal, entre as Ruas Padre Duarte (Quatro) e São Bento (Três), em plena área central de Araraquara.

Um comerciante, que pediu para ter o nome preservado, teme pela segurança dele e dos demais colegas. “Alguém pode se esconder ai dentro.” Situação semelhante o vereador encontrou na Rua 13 de Maio, na Vila Xavier. O mato tomou conta da casa e avança na calçada. Os dois casos se enquadram na lei do Instituto do Abandono. Nela, após a notificação, o proprietário tem 30 dias para tomar providências. Se não agir, é enviada uma multa. Caso o problema continue, após três anos, o imóvel pode passar a ser do Município.

Os veículos são outro problema flagrado por Roberval Fraiz durante a blitz. Apesar da multa de R$ 3.520,80, um caminhão está abandonado na Rua Imaculada Conceição, no Centro. O mato cresce debaixo do veículo e dentro do que sobrou da carroceria. “Vamos pedir que a Prefeitura intime o proprietário porque a lei deve ser cumprida”, destaca o vereador lembrando que se a autuação não for paga, o nome do proprietário é incluído na dívida ativa. A multa, inclusive, é acumulativa e pode chegar a R$ 7.040.

Câmara Municipal
i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *