Araraquara

Rodrigo Martins propõe criação de aplicativo para relatar vazamentos de água

Rodrigo Martins propõe criação de aplicativo para relatar vazamentos de água
O engenheiro Fernando Henrique Lourencetti, gerente de manutenção elétrica e mecânica da autarquia, também se mostrou muito otimista em relação à proposta

10.10| 27OUT2016
Rodrigo Martins
Imprensa CMA

Quantas vezes, caminhando pelas ruas do bairro, um morador se depara com um pequeno vazamento em seu caminho para o trabalho, porém, apressado para não perder a hora, ele não transmite a informação ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) por telefone? E se ele tivesse instalado em seu celular um aplicativo com geolocalização com o qual pudesse, em menos de 30 segundos, fotografar o vazamento e enviar a informação completa ao DAAE? Essa é a proposta que o vereador Rodrigo Martins (PPL) apresentou ao superintendente do DAAE, Guilherme Ferreira Soares, na última terça-feira (25).

“A nossa ideia é criar um aplicativo para que as pessoas denunciem vazamentos ao DAAE, de modo a evitar perdas e agilizar os serviços de reparação”, explicou o vereador. “Hoje em dia, todo mundo tem um celular na mão, e o desenvolvimento de aplicativos é relativamente simples. Trata-se de uma iniciativa de baixo custo e grande retorno para prevenir perdas de água na cidade.”

Guilherme Soares recebeu a proposta com entusiasmo. “A ideia é muito interessante. Acho que, se mais pessoas tivessem esse tipo de iniciativa, conseguiríamos desenvolver mais e melhores projetos. Uma pessoa com uma visão de fora consegue nos trazer ideias novas, percepções que podemos ainda não ter tido aqui dentro. Encaminharemos a ideia para o departamento de TI, que avaliará a viabilidade e os custos”, declarou. O superintendente observou que as pessoas, com frequência, desconhecem os nomes das ruas, devido ao hábito araraquarense de numerá-las, o que muitas vezes complica a identificação do ponto exato das perdas. “O aplicativo corrige nomes errados de ruas”, salientou Rodrigo Martins, “porque fornece a localização por GPS e com foto”.

O engenheiro Fernando Henrique Lourencetti, gerente de manutenção elétrica e mecânica da autarquia, também se mostrou muito otimista em relação à proposta. À frente do Centro de Controle Operacional (CCO), ele explicou que o sistema detecta, em tempo real, elementos como operação de bombas, níveis dos reservatórios e corrente elétrica, sendo possível identificar funcionamento anômalo e grandes vazamentos. “O sistema é excelente”, avalia o engenheiro. “Porém”, ressalva, “não pode nos fornecer certezas em pequenas redes secundárias quando entram em jogo fatores externos. Nessas situações, e no caso de vazamentos invisíveis, é preciso que nossa equipe de campo de Perdas verifique pessoalmente as condições.” Para ele, um aplicativo que envie esse tipo de informação com a localização exata é uma excelente ideia. “A tecnologia está aí para isso”, concluiu.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *