Policia

Roubo a transeunte em Araraquara

Roubo a transeunte em Araraquara, tem sido verificado a incidência de roubos no município de Araraquara,

Constata-se que a maioria dos mesmos são a transeunte, tendo como objeto roubado o aparelho celular, muitas vezes enquanto a vítima faz uso do aparelho em via pública, principalmente no período noturno, das 18:00h às 24:00h.

Operações policiais estão sendo desenvolvidas e o policiamento ostensivo tem sido reforçado, direcionado aos locais de maior incidência, sendo que os autores dos crimes ora estão a pé, ora com motocicletas, ora em veículos quatro rodas.

Além do reforço do policiamento é importante orientar a comunidade a ter cautela quando do uso de celular em via pública, assim como quanto ao seu transporte, pois não raras vezes verifica-se pessoas manuseando o aparelho celular andando nas vias, aparentemente totalmente alheio ao que ocorre em sua volta, sendo assim um alvo fácil para a ação de criminosos.

Os autores dos crimes, por sua vez, na maior parte das ações, não apresentam arma de fogo ou branca, utilizando-se de força física para a prática do delito. Nestes casos, quando abordados pela Polícia sem terem cometido o crime, são averiguados, mas nada de ilícito é encontrado com os mesmos sendo, então, liberados.

Diante dos fatos, destaca-se a importância em acionar a Polícia Militar através do telefone de emergência 190 o mais rápido possível, passando as características dos autores ou suspeitos, sentido tomado e meio de transporte.

O ideal é que permaneça sempre atento, observando as pessoas ao seu redor, evitando o manuseio ou a exposição de aparelhos celulares em via pública ou locais com grande movimento.

Somado aos apontamentos acima, verifica-se a necessidade de identificação e prisão de receptadores, pois estes aparelhos retornam ao comércio, por preços menores, sem origem, muitas vezes comercializados inclusive através da internet, em sites de venda.

Caso desconfie ou tenha conhecimento de pessoas que agem desta maneira, denuncie através do telefone 181 – disque denúncia ou, no caso de urgência, através do telefone 190. O receptador é o que, na realidade, estimula os roubos e furtos, pois sem ele o autor dos roubos e furtos não teria como vender tais objetos. Portanto, não adquira produtos oferecidos em grande dissonância de seu real  valor, sem origem comprovada, pois você poderá estar incorrendo no crime de receptação e pior, alimentando este circulo vicioso.

Em caso de roubo jamais reaja, pois a sua vida é o bem mais valioso e insubstituível. Acione sempre a Polícia Militar através do telefone emergencial 190.

Andando na rua, atenção a estas informações
Andando na rua, atenção a estas informações

ANDANDO NA RUA

  • Tenha especial atenção às pessoas à sua volta. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas;
  • Não ande sozinho, especialmente à noite;
  • Evite passar por locais desertos e ou pouco iluminados;
  • Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança – Confie em seus instintos;
  • Ao pressentir a aproximação de estranhos em atitude suspeita entre no primeiro local habitado que encontrar e peça ajuda;
  • Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito. Se algum motorista o incomodar mude de direção e ande em sentido contrário ao fluxo;
  • Caso você seja vítima de roubo fique calmo, não faça movimentos bruscos. Evite gritar ou discutir – seu nervosismo poderá aumentar a tensão e provocar uma atitude mais agressiva em seu desfavor;
  • Fique atento quando parar no semáforo para pedestres;
  • Cuidado ao atender seu celular nas ruas e grandes centros comerciais. Verifique antes se não há ninguém ao seu lado;
  • Se você notar que está sendo seguido, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para a Polícia Militar – 190.

“Polícia Militar: Você pode confiar.”
Quartel em Araraquara, 30 de março de 2016. 

INFORMAÇÕES:

Seção de Comunicação Social do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior

[email protected]

Av. Jorge Biller Teixeira, 519 – Vila Ferroviária – Araraquara – SP

i_d_P&B

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *