Brasil

Santa Lucia realiza o I Concurso de Cartazes Sobre Prevenção ao Uso de Drogas

Santa Lucia realiza o I Concurso de Cartazes Sobre Prevenção ao Uso de Drogas
A ação faz parte das discussões do Fórum realizado no primeiro semestre na cidade

04NOV2017|  7:19 - Paula Cardoso - Foto: Paula Cardoso

“O Papel da Família na Prevenção ao uso de drogas”, é o tema do I Concurso Municipal de Cartazes Sobre Prevenção ao Uso de Drogas, lançado na cidade de Santa Lúcia, na última quarta feira (01), na sede da Secretaria Municipal da Educação.

As regras do Concurso foram explicadas pelo especialista em dependência química, Márcio Servino, acompanhado do Prefeito Luizinho Noli (PR), o vice Zé Treviso, o vereador Milton Cerqueira Leite (PSC), representando a Câmara de Santa Lúcia, a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Marina Carla Ozias, entre outros.

De acordo com o prefeito Luizinho, “o objetivo é mobilizar alunos e professores para a conscientização dos jovens”. Ele explica que “o município está empenhado em enfrentar esse, que é um problema sério e, infelizmente, muito presente entre os jovens”.

O parlamentar, Milton Cerqueira Leite, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e reiterou seu apoio ao projeto. “Não tem como a Câmara deixar de apoiar uma iniciativa como esta. Vamos conversar com os demais vereadores para pensarmos de que forma, também, podemos contribuir com esta ação”, disse.

Segundo a secretária, Marina, este é um projeto que dá continuidade ao trabalho iniciado com o Fórum de discussão sobre políticas de prevenção às drogas, realizado no primeiro semestre de 2017. “Estamos dando resposta às primeiras discussões. Neste momento, vamos tratar de forma lúdica a prevenção para deixar a consciência dos riscos e da responsabilidade mais próxima da criança e do jovem”, enfatiza.

Regras

Poderão participar alunos do 2° ao 5° ano das escolas públicas e privadas do município de Santa Lúcia, coordenados pelos professores que supervisionarão os trabalhos sob o tema, “O Papel da Família na Prevenção ao uso de drogas”.

Cada escola poderá enviar apenas três trabalhos por categoria, que são quatro: 2° e 3° ano do Ensino Fundamental I e 4° e 5° do Ensino Fundamental I. Os cartazes deverão ser produzidos em papel branco tamanho A4.

Servino explica que na próxima edição a ideia é desenvolver outras temáticas e níveis de instrução também com alunos do Ensino Fundamental II e médio, com a temática das drogas. “Neste primeiro momento é importante começarmos o trabalho com os alunos do fundamental I, pois não falamos especificamente de drogas, mas sim de temas universais de prevenção, envolvendo as áreas de saúde, esporte, família, entre outros”, enfatizou.

Os trabalhos deverão ser entregues à Diretoria Municipal da Educação pelas escolas até dia 30 de novembro, para que a Comissão julgadora, formada por profissionais especializados, façam as escolhas. A premiação dos cartazes será realizada dia 05 de dezembro, na presença dos alunos ganhadores, familiares e amigos.

Ainda, de acordo com Servino, o Concurso, tem a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar. “Temos o dever de incentivar a participação de alunos de diferentes níveis sociais em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas. Santa Lúcia está cumprindo seu papel. Portanto, está de parabéns”, finaliza.

Texto: Paula Cardoso

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *