Ícone do site IDNews

Saúde Cidadã está de volta com mais de 10 mil procedimentos previstos em dois meses 

Anúncio foi feito pela secretária da Saúde em evento na tarde da terça-feira (14)


Com mais de 2 anos de cirurgias represadas, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou, na tarde da terça-feira (14), a volta do Saúde Cidadã. O programa deverá atender a mais de 10 mil procedimentos ao longo de dois meses, conforme detalhou a secretária Eliana Honain.

“Estamos relançando um programa extremamente importante. Nosso desafio é dar conta de toda a demanda reprimida, e a Santa Casa se colocou à disposição para articular todas essas necessidades, tanto que temos pacientes que já realizaram suas cirurgias”, afirmou Eliana.

A secretária detalhou a grande demanda para próteses e relatou que foram identificadas áreas com maior dificuldade para definição do número de cirurgias por mês. “Nossas maiores filas nos exames são para ultrassom e ecocardiograma, que dependem do médico, não só da máquina, e ressonâncias.”

Representando o Conselho Municipal de Saúde, Rosana Nasser entende que a cidade já sai na frente no pós-pandemia. “A população de Araraquara agradece, pois esse programa de cirurgias eletivas é uma coisa pela qual o Conselho vem lutando há tempos, mesmo durante a pandemia. Os pacientes sofrem muito esperando, e isso vem ao encontro dos anseios da população.”

O diretor técnico da Santa Casa de Araraquara, André Nogueira, prevê muito trabalho pela frente. “Nosso compromisso é de ser parceiro da Secretaria da Saúde nessa questão das cirurgias eletivas. Sabemos a grande dificuldade que será, mas cumpriremos as cirurgias eletivas conforme a nossa capacidade.”

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Landim (PT) afirmou que a parceria entre Secretaria da Saúde e Santa Casa é muito importante. “Estou muito contente hoje, pois acho que isso é um começo, mas temos que ter paciência. O vereador cobra, mas somos parceiros e vamos atrás de emendas.”

A Secretaria da Saúde entrará em contato com os pacientes para realizar os agendamentos, priorizando os casos mais urgentes.

Participaram do evento os vereadores Aluisio Boi (MDB) – presidente da Casa de Leis, Lucas Grecco (PSL) – 2º secretário da Mesa Diretora, Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB); as secretárias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o provedor da Santa Casa de Araraquara, Marco Antônio Brandão; as coordenadoras de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, e de Atenção Básica, Talitha Martins; e a diretora executiva da Fungota, Lúcia Ortiz.

O programa 

O “Saúde Cidadã – Pós Pandemia” é uma nova edição do programa de mutirão para agilizar a realização de cirurgias e exames represados em parceria com a Santa Casa. Criado em 2017 para suprir a demanda por exames e cirurgias eletivas na rede municipal de saúde, o Saúde Cidadã realizou mais 20 mil procedimentos no seu primeiro ano. Nesta nova e primeira fase, quase 10 mil procedimentos serão realizados.

O investimento conta com recursos próprios da Prefeitura e também com emendas parlamentares da deputada estadual Márcia Lia (PT) e dos deputados federais Nilton Tatto (PT), Alexandre Padilha (PT), Carlos Zarattini (PT), Arnaldo Jardim (Cidadania), Rui Falcão (PT) e Paulo Teixeira (PT).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile