Saúde na praça para idosos no Jardim Santa Lúcia em Araraquara

Saúde na praça para idosos no Jardim Santa Lúcia em Araraquara

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Vereador Gerson da Farmácia acompanhou projeto voltado aos idosos

IDN/Interior/Araraquara

“Sonho que se sonha só é apenas um sonho”. É o que diz Miguel de Cervantes em “Dom Quixote” e está gravado na placa presente na Praça da Gruta, no Jardim Santa Lúcia II, idealizada por moradores do bairro em 2002. Quem fez parte dessa construção e relata a história é Jonas, também membro do Conselho Municipal da Saúde. “Alguns doaram trabalho, materiais de construção, limpamos, plantamos árvores e batalhamos juntos com o poder público para a instalação de energia elétrica e água”, conta.

 Espaço de encontro, de lazer, de oração e, desde 2013, de saúde, conforme explica Marina Sonia de Paula, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Santa Lúcia “Dr. Aldo Cariani”, localizada na Avenida Bruno Ópice. Uma vez por mês, ela e sua equipe aproveitam o horário de reunião, às terças-feiras, das 15h às 16h30, para realizar um projeto focado no cuidado da saúde, principalmente dos idosos do bairro, envolvendo medição de pressão, de glicemia, além de palestras com diversas orientações. “No mês passado, foi abordada a campanha de combate ao suicídio. Veio bastante gente, mais de 40 pessoas.

 Para a tarde de terça-feira (5), as médicas Érica e Fabiana, acompanhadas de duas residentes do curso de Medicina, abordaram o Outubro Rosa (câncer de mama) e o Novembro Azul (câncer de próstata). As palestras foram presenciadas pelo vereador Gerson da Farmácia (MDB), que também ouviu as necessidades dos moradores do bairro. A principal está relacionada à distância da unidade de saúde. “O posto está longe para a maioria deles e é difícil sairmos toda hora para fazermos visitas. Acabamos conseguindo centralizar aqui na praça. Mas muitos vão a pé até a unidade e já chegam cansados. Até esperamos um pouco antes de medir a pressão”, comenta Marina.

Os moradores também pedem ajuda para a manutenção da praça. Alguns bancos de concreto estão quebrados, trazendo riscos para quem os utiliza. “É um espaço muito importante, pois cria uma interação entre eles. Eles trazem lanche, conversam, e acaba servindo de estímulo para que os idosos procurem o posto de saúde e se cuidem mais”, entende a técnica de enfermagem.

Nova unidade

 Gerson informou que uma emenda parlamentar de R$ 750 mil foi pedida ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) para a construção de um novo posto de saúde, facilitando o acesso dos moradores. “A solicitação já foi feita, estamos aguardando a liberação da verba.”

Sobre a USF Jardim Santa Lúcia

Endereço: Avenida Bruno Ópice, 2134 – Morumbi

Telefone: 3339-3902

E-mail: [email protected]

Horário de atendimento ao público: das 7h30 às 16h30

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *