AraraquaraSLIDER

Secretaria da Saúde admite a vereadores fechamento da Farmácia Popular

Secretaria da Saúde admite a vereadores fechamento da Farmácia Popular
“O Governo Federal garantia o investimento de R$ 10 mil mensais e uma parceria com a Fiocruz para repor os  …

30JUN2017|  8h25 - IMPRENSA CAM

Durante uma reunião da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara realizada nesta quinta-feira (29), a secretária de Saúde, Eliana Honain, admitiu aos vereadores presentes — presidente da Câmara, Jéferson Yashuda (PSDB), presidente da comissão, Gerson da Farmácia (PMDB), Edio Lopes (PT) e Paulo Landim (PT) — o fechamento da unidade da Farmácia Popular na cidade.

De acordo com o relato da gestora, após o encerramento do convênio com o Governo Federal, a administração municipal recebeu do Ministério da Saúde, neste mês, um documento que autoriza o fechamento da unidade a qualquer momento. Apesar da autorização, a previsão é de que as atividades serão encerradas após o término dos estoques de medicamentos.

“O Governo Federal garantia o investimento de R$ 10 mil mensais e uma parceria com a Fiocruz para repor os medicamentos, porém, ela não foi renovada em março e mudou a perspectiva de atuação do Ministério da Saúde. Terminando o estoque de medicamentos na Farmácia, vamos fechar as portas”, explicou a secretária.

Apesar do comunicado para finalizar as atividades no município, o órgão local de Saúde não acredita em prejuízo para o atendimento das famílias que necessitam de medicamentos, que podem realizar seus cadastros nas farmácias que possuem convênio com o Ministério ou cadastrar-se nas unidades básicas nos bairros, as quais já contam com dispensa de medicamentos.

“É uma grande perda e um local que facilitava a vida da população com acesso fácil aos medicamentos. Apesar disso, o município continua fornecendo remédios nos postos de saúde, porém, sem a Farmácia Popular centralizada”, afirmou Honain.

Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskYaPM5m

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *