Araraquara

Secretária de Educação confirma apoio à Escola do Legislativo na promoção do Parlamento Jovem

Secretária de Educação confirma apoio à Escola do Legislativo na promoção do Parlamento Jovem
A secretária mostrou-se imensamente disponível, não apenas em relação ao Parlamento Jovem, mas também quanto a projetos

19JAN2017| 9.55
Imprensa CAM

A Escola do Legislativo está preparando a quarta edição do Parlamento Jovem, programa de incentivo à cidadania no qual estudantes do ensino fundamental transformam-se em vereadores e realizam uma Sessão Ordinária, orientados pelos vereadores e servidores da Câmara Municipal. A fim de obter o apoio da Secretaria da Educação no engajamento das escolas municipais para a edição de 2017, o presidente da Escola do Legislativo, Rafael de Angeli (PSDB), reuniu-se na última terça-feira (17) com a secretária da Educação, Clélia Mara Santos, acompanhado da coordenadora acadêmica Bruna Cardoso Brasil de Souza e da coordenadora executiva substituta Alícia Gimenez, ambas da Escola do Legislativo.

“A reunião foi muito produtiva. A secretária mostrou-se imensamente disponível, não apenas em relação ao Parlamento Jovem, mas também quanto a projetos conjuntos de educação e cidadania de um modo geral”, comemorou Angeli. “Seu apoio será determinante para que o projeto chegue até as escolas municipais.”

O Parlamento Jovem tem entre seus objetivos ampliar a cidadania, criar uma consciência política nos futuros eleitores e estimular o desenvolvimento de novas lideranças, além de mudar paradigmas e preconceitos da sociedade. Ao todo, 36 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participam de uma Sessão Ordinária de fato, seguindo todos os trâmites corriqueiros. As indicações e os requerimentos apresentados durante a Sessão são encaminhados para a Prefeitura, e as escolas recebem as respostas oficiais. Há também a possibilidade de um vereador adotar um projeto de lei e apresentá-lo em Plenário. Como preparação, os estudantes participam de um curso de poder legislativo e de uma oficina de proposituras nas próprias escolas, além de duas pré-vivências da Sessão Ordinária, nas quais têm a oportunidade de conhecer os vereadores oficiais e as dependências da Câmara Municipal.

Clélia Santos destacou a importância da soma de esforços entre os Poderes para incentivar iniciativas ligadas à educação. “Contem conosco”, declarou categoricamente. “Dialogar sobre o exercício da cidadania é sempre bom, sobretudo em um momento em que as instituições estão tão desacreditadas”, concluiu.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação. Participaram da reunião a gestora de projetos Maria Eleuza Nascimento, o coordenador executivo de Educação Básica, Alexandre Luiz Martins de Freitas, e a diretora de departamento Maria do Carmo Boschiero.

A Escola

Em funcionamento desde 2013, a Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal dedicado ao aprofundamento do conhecimento, não apenas de vereadores, assessores e servidores, como também da sociedade em geral. A Escola promove mesas-redondas, cursos, oficinas e seminários voltados para a formação política e a capacitação dos cidadãos. Desde a sua criação, já realizou eventos relacionados às mais variadas áreas, como violência contra a mulher, comunicação política na era digital, conhecimentos previdenciários e lei de acesso à informação. Entre os cursos ministrados pela Escola ao longo dos últimos anos, estão Processo Legislativo, Tributário e Financeiro, Informática, Oficina para a Elaboração de Projetos Culturais e Registro de Preços, entre outros.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *