Araraquara

Secretaria de Educação explica preparativos para o retorno das aulas presenciais

Secretaria de Educação explica preparativos para o retorno das aulas presenciais

A resposta foi enviada à Câmara após requerimento de autoria do vereador Marquese da Rádio (Patriota)


No documento, a chefe da pasta, Clélia Mara dos Santos, afirma que a Secretaria vem se preparando desde meados de 2020, para a organização do retorno ao atendimento presencial. Por meio da Portaria nº 27.025, de 27 de agosto de 2020, foi instituída, no âmbito do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, a Comissão Intersetorial de Discussão e Apresentação de Medidas e Protocolos de Proteção contra a Covid-19 no ambiente escolar, que tem como objetivo discutir, debater e apresentar propostas de medidas e protocolos a serem implementados na rede de ensino para o retorno das aulas. Em 28 de outubro de 2020, foi publicado o Decreto nº 12.398 que estabeleceu o Protocolo Sanitário de Retorno às aulas e às atividades presenciais dos estabelecimentos de educação básica do município. Com base nas orientações previstas neste protocolo, foi feita a aquisição de equipamentos de proteção individual e entregues em todas as unidades escolares: álcool em gel 70%, álcool líquido 70%, termômetros infravermelhos, máscaras descartáveis, totens para álcool em gel e tapetes sanitizantes. Além dos materiais de limpeza necessários, como sabão líquido e água sanitária.

Marchese questionou a secretaria de Educação sobre as atividades presenciais para este ano (2021), bem como a segurança dos ambientes escolares para receber os alunos e funcionários. De acordo com a Secretária Clélia Mara dos Santos, a pasta já adquiriu os EPI´s necessários, e todas as unidades escolares contam com equipe de limpeza terceirizada contratada para garantir a segurança de todos no local. Os funcionários terceirizados receberam treinamento específico sobre a limpeza, higienização e desinfecção dos espaços e superfícies.

A Secretária Clélia, informou também que como parte do planejamento para a retomada das aulas e atividades presenciais foi solicitado a todos os Diretores de Escola a elaboração de um Plano de Organização das Unidades escolares. “Nos planos já elaborados podemos verificar toda a organização física dos espaços da escola, o escalonamento do horário de entrada e saída dos alunos, o escalonamento dos horários de refeição, além do levantamento de funcionários que retornarão ao atendimento presencial”, afirmou Clélia.

Foi planejado também o período de confirmação de adesão ao retorno das aulas e atividades presenciais nos Centros de Educação e Recreação (CERs) e nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (EMEFs). Conforme previsto em resolução, os pais de alunos dos grupos prioritários confirmaram a adesão ao retorno presencial (não obrigatório), com 35% dos alunos matriculados por turma.

Sobre a vacina contra a Covid-19 entre os funcionários da educação, a responsável pela pasta frisou que a testagem foi iniciada, mas interrompida devido às medidas mais rígidas de combate à doença, que ocasionaram a suspensão do retorno das aulas e atividades presenciais.

Diante das informações, Marchese afirmou que vai convidar os demais parlamentares para acompanhá-lo em algumas escolas e observar a nova rotina elaborada pela Secretaria de Educação frente à nova realidade ocasionada pela Covid-19. “Eu fiquei satisfeito em receber o retorno da Prefeitura com dados e situações favoráveis para o retorno às aulas. E, por isso, digo que estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizador. Parte disso, será feito em campo, visitando as escolas. Assim, vamos entender a realidade dos funcionários, professores e alunos, já que a situação é nova pra todos”, finalizou.

Treinamento dos profissionais

No documento enviado pela Secretária diz também que os profissionais da educação receberam treinamento específico, realizado pelos médicos e profissionais da Secretaria. Foi oferecida também a formação “Como cuidar da saúde mental e das competências socioemocionais do educador”, em parceria com a Unimed São Paulo. Outras formações e parcerias estão sendo estabelecidas para oferta de formação aos profissionais. Clélia ainda destacou que a Coordenadoria Executiva de Recursos Humanos de Araraquara oferece o serviço de plantão psicológico e social por telefone, para atender servidores com problemas ocasionados pela pandemia. “Esse serviço tem como objetivo ajudar o servidor a administrar a ansiedade bem como colaborar na contenção do medo instalado e agravado pela pandemia”, explicou.

O requerimento também foi subscrito pelo presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB) e pelos vereadores: Edson Hel (Cidadania), Emanoel Sponton (Progressistas), Fabi Virgílio (PT), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB), Luna Meyer (PDT) e Paulo Landim (PT).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *