Araraquara

Secretaria de Obras responde sobre serviços asfálticos de baixa qualidade 

Secretaria de Obras responde sobre serviços asfálticos de baixa qualidade 

Informações foram prestadas após requerimento do vereador Edson Hel (Cidadania)


No dia 9 de junho, o vereador Edson Hel (Cidadania) protocolou o Requerimento nº 539/2021, solicitando ao Executivo informações documentadas sobre os serviços asfálticos prestados ao município, considerando a “má qualidade dos serviços asfálticos realizados pelas prestadoras terceirizadas no município de Araraquara”.

O parlamentar questionou o que a Prefeitura pode fazer para amenizar os problemas decorrentes dessa situação; se estão sendo realizadas autuações a essas empresas; qual a duração mínima dos serviços de recape feitos pelas terceirizadas; qual a diretriz adotada pela Prefeitura para que esses impasses sejam resolvidos sem que os contribuintes tenham que pagar em redundância por esses serviços; se o Executivo tem uma estimativa de quantos recapeamentos apresentaram problemas e, se sim, quanto tempo se passou desde a entrega da obra até o aparecimento das primeiras reclamações; quantos e em quais locais esses serviços de recape precisaram ser refeitos.

“O município já contava com um baixo investimento nesse setor e agora está quase paralisado em decorrência dos problemas na economia causados pela pandemia. Porém, há muitos investimentos nesse setor advindos de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais, buscadas por vereadores, que também são cobrados pela sua base de origem. Por isso, precisamos entender essa questão a fundo e cobrar providências”, frisava Hel no documento.

O vereador também afirmou que havia diversos bairros na cidade onde o asfalto foi feito há pouco mais de um ano e já estaria deteriorado, “o que justifica a propositura, a fim de investigar o motivo desses problemas e de encontrar uma solução para a situação”.

Em resposta, o gerente de Obras Viárias e Drenagem, Daniel Siqueira, explicou que, quando da má prestação de serviços terceirizados é possível acionar a garantia dos serviços executados. “Sempre que são constatados serviços mal executados, as empresas executoras são notificadas imediatamente.”

Sobre a capa asfáltica, ele detalha que a duração média é de 8 a 12 anos com os esforços normais de tráfego. “O que pode abreviar essa vida útil é a situação da drenagem urbana na via. Quando há grande precipitação e o sistema de drenagem urbana não é capaz de captar a vazão gerada, esse excedente que escoa na camada de rolamento abrevia sua durabilidade.”

De acordo com o gerente, quando há má execução de serviços por terceirizadas, a Secretaria de Obras aciona a empresa para que o serviço seja refeito e os contribuintes não paguem em redundância. “Não temos registros de recapeamentos mal feitos no município e não foram refeitos serviços recentemente”, diz, finalizando os questionamentos de Hel.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *