Araraquara

Secretária de Saúde esclarece dúvidas sobre cilindros e concentradores de oxigênio

Secretária de Saúde esclarece dúvidas sobre cilindros e concentradores de oxigênio
Atualmente, são 176 cidadãos dependentes de oxigênio acompanhados pela Secretaria de Saúde.

7:57 |Assessoria de Imprensa | 2018MAY25  

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, reuniu-se, nesta quinta-feira (24), com os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara, no Plenarinho da Casa de Leis. O principal esclarecimento foi em relação aos cilindros e aos concentradores de oxigênio, fornecidos a pacientes.

Segundo Honain, o cilindro de oxigênio é mais oneroso para o município e ainda limita a mobilidade do usuário. Já o concentrador de oxigênio é mais econômico, moderno, seguro, combate ao desperdício e permite que as pessoas saiam de casa e viajem normalmente. “A única desvantagem que o concentrador traz é o aumento da conta de energia elétrica para o usuário. Por isso, aqueles que preferirem continuar com o cilindro terão essa opção.”

Atualmente, são 176 cidadãos dependentes de oxigênio acompanhados pela Secretaria de Saúde. “Os novos pacientes já receberão o concentrador, ou seja, não terão tal opção. Porém, essas pessoas, assim como os usuários mais antigos, que preferirem a nova tecnologia, podem procurar a CPFL para usufruir de uma tarifa social diferenciada”, destacou Honain.

 Falta de Fraldas

Após ser questionada por parlamentares sobre o assunto, a secretária apresentou uma possível solução à falta de fraldas para pacientes acamados. “Faremos uma oficina terapêutica com as pessoas em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na qual elas aprenderão a confeccionar fraldas, que utilizaremos para sanar parte do déficit atual do produto.”

         Estiveram presentes na reunião: o presidente da Comissão de Saúde, Gerson da Farmácia (MDB); o presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), e os vereadores Edio Lopes (PT), Paulo Landim (PT) e Roger Mendes (Progressistas).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *