Araraquara

Secretaria responde sobre zeladoria na Praça de Esportes Júlio de Freitas 

Vereadora Luna Meyer (PDT) questionou quais cuidados estariam sendo tomados no espaço


Após receber diversas reclamações dos moradores do Distrito de Bueno de Andrada sobre o abandono da Praça de Esportes “Júlio de Freitas” e do uso constante do espaço por indivíduos no final de semana para realização de festas com uso de substâncias ilegais e sem segurança pública, a vereadora Luna Meyer (PDT) visitou o local no dia 20 de agosto e averiguou o estado de abandono no qual a praça se encontrava, onde, de todas as estruturas, somente o campo de futebol estava operante.

“O alambrado está completamente arrebentado, não há iluminação pública, a guarita se encontra totalmente depredada, o sanitário, por mais que esteja funcional, permanece fechado, não há guarita, o local é de livre acesso, o tanque de areia está sujo, a quadra sem condições de uso, há diversas árvores aguardando supressão e com riscos de acidente, há um campo de bocha completamente sujo e com resíduos de entorpecentes, há uma pista de bicicleta completamente desnivelada, dentre outras questões que denotam total falta de zeladoria e abandono do ente público”, constatou a parlamentar.

Buscando esclarecimentos sobre a situação da praça, Luna apresentou à Prefeitura, no dia 8 de setembro, o Requerimento nº 847/2021. “Embora seja um espaço público, a população não faz uso do mesmo por conta da insegurança e ausência de zeladoria”, argumentava a vereadora, fazendo diversos questionamentos no documento.

Em resposta, o gerente de Próprios da Secretaria de Esportes e Lazer, Fernando Fonseca, informou que, devido ao fechamento de todas as áreas de lazer durante o período de pandemia, diversas áreas ficaram sem manutenção, dando prioridade a outras, que continuaram sendo utilizadas por equipes de competição, por exemplo. “No ano de 2019, foram realizadas diversas melhorias no local, tais como reforma completa dos vestiários, construção de bebedouros, conserto de calçadas, instalações de rede elétrica nova, reparos no campo de futebol, limpeza na cancha de bocha, cobertura externa da cozinha, troca de vidros e pintura em geral.”

Segundo Fonseca, no dia 20 de outubro, foi iniciada limpeza geral no local de telhas e lixos, retirada de galhos e poda de árvores, troca de portas da cozinha e pintura geral, de acordo com a solicitação da população. “A cancha de bocha será aterrada, retirando suas cabeceiras, ficando um espaço nivelado, podendo assim atender mais modalidades esportivas. Será trocada a areia dos tanques dos playground e realizada pintura geral dos brinquedos. Na quadra será instalado um piso sobre o piso atual, que se encontra danificado, e este serviço será realizado por empresa especializada terceirizada cuja contratação encontra-se em processo de orçamento. Todos os outros serviços serão realizados em parceria com as secretaria de Esportes e Lazer e de Obras e Serviços Públicos.”

O gerente explica que houve reforma do banheiro, escolhida por meio do Orçamento Participativo (OP). “Foi realizada reforma do banheiro/vestiário em 2019 pela equipe de manutenção da Secretaria de Esportes (Florestana), sendo gasto em torno de R$ 50 mil”, detalha.

“Está em andamento processo de abertura de licitação para contratação de empresa de zeladoria para esse local e diversas outras áreas pelas quais a Secretaria de Esportes é responsável. Um projeto para troca e instalação de iluminação geral do espaço tipo LED se encontra em fase de elaboração”, finaliza.

Luna lembra que “o banheiro foi reformado de fato, mas não fica aberto e está sem uso. O Distrito de Bueno de Andrada precisa de atenção urgente. Muitas mudanças, de fato, estão previstas e já começaram. Seguiremos fiscalizando”.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *