Araraquara

Segunda edição de evento de robótica, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, começa nesta quarta, dia 6

Segunda edição de evento de robótica, da Engenharia Mecatrônica da Uniara, começa nesta quarta, dia 6
RoboAra será realizado até a sexta-feira, dia 8, na unidade IV da universidade

13:31 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUN06 |

A segunda edição do “RoboAra – Evento de Robótica”, promovida pelo curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, começa nesta quarta-feira, dia 6 de junho, a partir das 19h, na unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa. Os interessados podem prestigiar gratuitamente as atividades, que terminam na sexta, dia 8, quando será realizada uma corrida de robôs contra o tempo.

“A primeira edição, realizada em 2017, foi um sucesso. Os alunos da graduação gostaram muito e participaram. É uma competição entre equipes formadas por estudantes do primeiro, segundo, quarto e quinto anos, sendo que, na primeira noite, é feita a programação dos dispositivos sob as devidas orientações; na segunda, há a fase de montagem e de treinamento dos estudantes e, no último dia, é a competição em si”, explica o coordenador do curso, Marcelo Anhesine.

Ele detalha que existe um trajeto a ser completado pelos robôs com sensores de faixa. “Os times precisam completar essa missão e, assim, eles programam as máquinas para isso. Em determinados momentos da corrida, há tarefas a serem cumpridas, como carregar e descarregar componentes. Quem conseguir cumprir tudo no menor tempo vence”, detalha.

O aprendizado prático estimula a criatividade, segundo o docente. “Os graduandos têm uma disciplina chamada ‘Robótica e Manufatura’, ministrada no quarto e quinto anos, mas desde o primeiro eles são incentivados para esse tipo de atividade”, destaca.

O “RoboAra” é promovido em parceria com a empresa PETE – Educação com Tecnologia, que trabalha com kits robóticos educacionais. Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Rafael de Angeli faz nova manifestação contra a política de preços dos combustíveis

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *